Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Vitrine de Curiosidades: Sampanas

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2020-06-06 até 2020-07-05 às 09:30

O Museu de Angra do Heroísmo expõe, a partir de hoje e até 5 de julho, na sala Edifício de São Francisco | Memórias, duas miniaturas de sampanas, esculpidas em material natural, que integram a sua Unidade de Gestão de Náutica e Aeronáutica. Trata-se de um trabalho artesanal de nano-escultura em caroço vegetal muito polido, produzido no Extremo Oriente e executado com grande detalhe e rigor. Em ambas as miniaturas podem ver-se, para além do perfil próprio destas embarcações de origem chinesa, motivos vegetalistas e figuras humanas que numa das miniaturas ascendem às 42.
As sampanas, ainda bastante comuns em países do Sudoeste Asiático, como o Vietname, a Malásia ou a Indonésia, caracterizam-se por terem um fundo relativamente plano, sendo geralmente impelidas por remos ou por motores fora de borda. A sua estrutura é variável. Algumas incluem pequenos abrigos e são utilizadas para habitação, temporária ou permanente, e para o transporte ou pesca, em áreas costeiras ou rios, não tendo condições para navegar em mar aberto.
Estas peças são expostas no âmbito da mostra mensal Vitrine de Curiosidades, que visa trazer a público a diversidade do espólio do Museu de Angra do Heroísmo, dando visibilidade a peças em reserva cujas características, função ou história associada evocam o espírito dos Gabinetes de Curiosidades que estão na origem dos Museus, sendo capazes de despertar a atenção do visitante, de estimular a sua imaginação e transmitir conhecimento.
 

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://museu-angra.azores.gov.pt/#gsc.tab=0


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.