Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição – Selos Portugueses de Além-Mar

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2020-02-14 até 2020-03-30 às 17:00

Exposição – Selos Portugueses de Além-Mar

 

Data: 14 de fevereiro

Hora: 17:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional, em colaboração com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, inaugura, no dia 14 de fevereiro pelas 17 horas, a exposição “Selos Portugueses de Além-Mar”, com outras duas iniciativas associadas.

O espólio apresentado, que pertence à ANACOM e aos Correios de Portugal (CTT), integra selos e os seus desenhos originais, emitidos em territórios que partilham a sua história com Portugal, em países como Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau e Índia, sendo por isso testemunhos deste passado em comum.

Estando à guarda da Fundação Portuguesa das Comunicações, esta coleção retrata as marcas culturais destes povos, bem como motivos naturais e paisagísticos.

Associado à inauguração da exposição, serão lançados, pelos CTT e pelo Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo, um selo, um sobrescrito e um carimbo comemorativos dos 30 anos da ANACOM. E terá também lugar a palestra “A História dos Açores e a sua importância para a comunicação transatlântica”, proferida pelo historiador Maduro-Dias.

 

Francisco dos Reis Maduro-Dias é licenciado em História pela Universidade do Porto, com pós-graduações em Museologia e em Gestão e Conservação da Natureza. Atualmente é presidente da Comissão Executiva da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores e desenvolve, há mais de 40 anos, atividade nas áreas da Gestão e Conservação de Património Cultural; Gestão e Conservação do Património Natural; Museologia; História e Arqueologia, e Turismo.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.