Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Cinema Paraíso

  • Cinema
  • Teatro Micaelense
  • 2019-12-11 às 21:30

Roma, 1980. O famoso cineasta Salvatore Di Vitta recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo. Salvatore, ou Totó como era conhecido em criança, regressa à sua aldeia natal na Sicília onde é invadido por recordações da infância, de um tempo em que vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso. Alfredo, que o deixava ver todos os filmes, ocupava de certa forma o papel do pai, desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, e acabou por contribuir para a sua carreira como cineasta.

"Cinema Paraíso" é um marco da história do cinema italiano: conquistou em Cannes o Prémio Especial do Júri e a Academia de Hollywood escolheu-o como o melhor filme de língua estrangeira.

título original Nuovo cinema Paradiso
de Giuseppe Tornatore
com Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullotta
outros dados ITA/FRA, 1989, Cores, 120 mins.

 

O ciclo de cinema O Filme da Minha Vida é uma parceria entre o Teatro Micaelense e o 9500 Cineclube. Desde 2014, tem sido lançado o repto a várias personalidades, convidando-as a partilharem com o público o filme que conseguem destacar e que, por uma razão ou por outra, as tenha marcado. Para esta sessão, a convidada é a pianista Ana Paula Andrade.

Ana Paula Andrade iniciou a sua formação musical no Conservatório Regional e concluiu a formação superior no Conservatório Nacional de Lisboa, em Piano e em Composição. Integra, desde 1988, o corpo docente do Conservatório de Ponta Delgada, onde tem lecionado as disciplinas de Piano, Órgão, Análise e Técnicas de Composição e Coro Infantil. Entre 2004 e 2019, desempenhou as funções de presidente do conselho executivo. Tem-se apresentado, com regularidade, como intérprete de piano e, nos últimos anos, tem dedicado especial atenção à música açoriana, compondo arranjos para pequenos grupos instrumentais.

Preço
€4

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo S. João
9500-106 Ponta Delgada

Telefone: (+351) 296 308 340
Fax: (+351) 296 308 344
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://www.teatromicaelense.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.