Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Natália Correia: um compromisso com a Humanidade. Ensaio sobre obra édita e inédita por Ângela de Almeida NATÁLIA CORREIA: uma resposta ao estado do Mundo – Exposição

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2019-11-22 até 2020-01-02

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove no dia 22 de novembro, pelas 18h30, a sessão de apresentação do livro Natália Correia: um compromisso com a Humanidade. Trata-se de um ensaio sobre obra édita e inédita da autoria da investigadora Ângela de Almeida que contará com a apresentação de Filipa Martins. Seguir-se-á a inauguração da exposição Natália Correia: uma resposta ao estado do Mundo, que complementa a obra apresentada.

A sessão contará com a atuação do músico Luís Bettencourt que apresentará temas do último CD que contém poemas musicados de Natália Correia. A exposição, comissariada pela investigadora Ângela de Almeida, estará patente do dia 22 de novembro do presente ano a 2 de janeiro de 2020.

Esta iniciativa visa tornar pública alguma da investigação feita no espólio documental de Natália Correia, figura incontornável do Século XX em Portugal. Pretende lançar um olhar sobre os estudos feitos sobre esta grande mulher no que diz respeito à sua posição profundamente Humanista que marca indelevelmente a sua posição crítica relativamente ao mundo. O propósito desta iniciativa é promover, igualmente, o interesse pelo estudo do legado de Natália Correia. Pretende-se assim chamar a atenção dos investigadores e público em geral para a riqueza do espólio documental de Natália Correia / Dórdio Guimarães que está à disposição de todos na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Foram reunidos para a exposição NATÁLIA CORREIA: uma resposta ao estado do Mundo, documentos e espécies bibliográficas representativos da temática abordada, essencialmente provenientes do arquivo e livraria Natália Correia / Dórdio Guimarães depositados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. O desígnio desta exposição é dar a conhecer algumas das respostas ao estado do Mundo que Natália Correia expressou através da literatura e em especial mediante a sua linguagem poética.

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada

Telefone: 296 305040
Fax: 296 281216
E-mail: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-drcultura-bpapd


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.