Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Abertura da exposição “Sophia: o nome das coisas” e Palestra “A propósito de Sophia: quando música é mar”, por Edward Ayres d’Abreu

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-11-15 às 21:00

Abertura da exposição “Sophia: o nome das coisas”

e

Palestra “A propósito de Sophia: quando música é mar”,

por Edward Ayres d’Abreu

 

Data: 15 de novembro (inauguração) a 14 de março de 2020

Hora: 21:00 (inauguração)

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: público em geral

 

 

“A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma exposição biobibliográfica sobre Sophia de Mello Breyner Andresen para assinalar o centenário do nascimento desta “grande voz da poesia, da liberdade e de Portugal”.

Pretende-se colocar em destaque a determinante intervenção cívica da poeta para as causas pelas quais se debateu, ancoradas nos valores cimeiros da sua escrita e, simultaneamente, divulgar, sobretudo junto dos mais jovens, o seu legado. Conhecer mais aprofundadamente Sophia e estimular para a leitura da sua obra são os desideratos principais desta iniciativa, o que permitirá ainda divulgar a coleção da instituição e estabelecer diversas parcerias com as escolas da ilha com vista à visita da exposição. Fazendo com que a poeta permaneça pela força do seu verbo e da sua verve.”

Para complementar a inauguração da exposição haverá uma palestra do músico Edward Abreu intitulada “A propósito de Sophia: quando música é mar”.

Em 2020 serão realizadas algumas atividades que têm como objetivo enquadrar a temática abordada nesta exposição e a vida e obra desta grande poeta do século XX.

Edward Luiz Ayres d’Abreu, compositor, musicólogo, editor e programador cultural. Iniciou os estudos de música em Portugal aos cinco anos de idade. Estudou no Conservatório Nacional com Ana Sousa Lima e Rui Pinheiro (Piano), Eli Camargo Júnior e Daniel Schvetz (Composição). Frequentou os cursos de Arquitectura e de História da Arte e concluiu a Licenciatura em Composição com a mais alta classificação no exame final na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Sérgio Azevedo e António Pinho Vargas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.