Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação do livro "Fui ao Mar Buscar Laranjas", de Pedro da Silveira

  • Literatura/Literature
  • Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira
  • 2019-10-30 às 18:30

PEDRO DA SILVEIRA, UMA VOZ A (RE)DESCOBRIR

Dia 30 de outubro, pelas 18h30, Álamo Oliveira apresenta a obra “Fui ao Mar Buscar Laranjas - Poesia Reunida”, de Pedro da Silveira, editada pelo Instituto Açoriano de Cultura, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, no âmbito do Outono Vivo.

A obra agora publicada inaugura uma nova coleção deste Instituto, a Coleção de Poesia. Inclui não só os livros de poesia publicados em vida pelo autor, como também um conjunto importante de dispersos e o, até agora inédito, “Ossos na Areia”. Todo o trabalho de recolha e edição foi levado a cabo por Urbano Bettencourt.

Ficha técnica

Título Fui ao Mar buscar Laranjas. Poesia Reunida

Autor Pedro da Silveira

Coordenação Urbano Bettencourt

Coleção Poesia

Edição Instituto Açoriano de Cultura

Data Julho de 2019

Número de páginas 424

Preço 15,00

ISBN 978-989-8225-61-0

O poeta e erudito Pedro da Silveira (1922-2003), que esteve na origem da Enciclopédia Açoriana, nasceu no ponto mais ocidental da Europa, na Fajã Grande, ilha das Flores. Publicou quatro livros de poesia: A Ilha e o Mundo (1952), Sinais de Oeste (1962), Corografias (1985) e Poemas Ausentes (1999). Deixou colaboração vasta e dispersa por jornais e revistas.

Álamo Oliveira tem cerca de 40 livros publicados, divididos por diferentes géneros literários, com destaque para a poesia e romance. Está representado em mais de uma dezena de antologias de poesia e de ficção narrativa e tem poesia e prosa traduzidas para inglês, francês, espanhol, italiano, esloveno, croata e japonês. Lecionou, em 2002, o Portuguese Studies Program, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sendo o primeiro escritor português a receber tal distinção.

CONTACTOS PROMOTOR:

Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo

Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
E-mail: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.