Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


TIPO uma exposição

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2019-10-11 até 2019-11-10

TIPO uma exposição

no âmbito do TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos

11 out – 10 nov 2019

INAUGURAÇÃO | 11 out / 15h00

 

 No dia 11 de outubro, pelas 15h00, o ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas inaugura TIPO uma exposição, integrada no TIPO – um Encontro de Impressores Tipográficos, uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), com a parceria da Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, através da sua equipa Criações Periféricas.

 Esta exposição, que se divide em dois núcleos – CRAA e ARQUIPÉLAGO – traz ao Centro de Artes Contemporâneas trabalhos contemporâneos que recuam “… até aos anos 70 do século passado e ao trabalho pioneiro de Robin Fior – designer inglês radicado no nosso país nessa década – até chegar aos nossos dias e aos mais recentes projetos. Em foco estará também a OTSP – Oficina Tipográfica de São Paulo – uma das referências da tipografia de caracteres móveis contemporânea, fundada em 2000 nessa cidade brasileira – e Claudio Rocha, artista gráfico e tipógrafo, um dos seus fundadores. A exposição inclui, ainda, um conjunto de trabalhos de alguns dos mais destacados impressores tipográficos internacionais da atualidade, em resposta a um convite endereçado pela organização do TIPO.”

//

“Nos últimos anos tem-se assistido ao despertar do interesse pela tipografia de caracteres móveis junto de um público que já não a conheceu enquanto técnica hegemónica da impressão comercial. Inviável actualmente para uma produção em grande escala, a técnica tem vindo a renascer ao ser adoptada por um número crescente de autores e editores. Recuperando e utilizando antigas máquinas e tipos de letra, tantas vezes destinados à sucata, ou trabalhando com as poucas oficinas tipográficas que ainda subsistem, tem sido muito e estimulante o trabalho surgido nos últimos anos entre nós.

Com a intenção de juntar pela primeira vez em Portugal praticantes e pessoas interessadas pela tipografia tradicional e de dar a conhecer a diversidade de abordagens de que é alvo actualmente, surge em Ponta Delgada o TIPO um Encontro de Impressores Tipográficos. Num arquipélago onde a técnica gutenberguiana entrou em 1829 e continua bem viva, seja nas antigas oficinas tipográficas que ainda a utilizam, seja numa abordagem actual, reinventada sob uma perspectiva contemporânea, esta é uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), com a parceria da Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, através da sua equipa Criações Periféricas. O Encontro pretende, ao mesmo tempo, sensibilizar e contribuir para a divulgação e preservação de equipamentos, materiais e do saber dos mestres tipógrafos.”

Mais informações e programação: www.tipoumencontro.pt

www.arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores

Contato:
+351 296 470 130
acacinfo@azores.gov.pt



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.