Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


"Coisa perene entre a casa e o crânio", do artista Paulo Romão Brás

  • Exposições/Exhibitions
  • Galeria do IAC
  • 2019-09-13 até 2019-12-06 às 18:30

Dando continuidade à divulgação de artistas contemporâneos, o Instituto Açoriano de Cultura traz a Angra, no âmbito do Isto é Arte!, a exposição Coisa perene entre a casa e o crânio, do artista Paulo Romão Brás, a inaugurar no dia 13 de setembro, pelas 18h30, na galeria do IAC.

Segundo o escritor João Eduardo Ferreira «No conjunto de obras que o autor intitulou Coisa Perene entre a Casa e o Crânio existe uma substância exemplar. Paulo Romão Brás desestrutura e volta a reorganizar não para simplificar ou edificar mas para exemplificar. Como reordenando as peças do Lego com a intenção de introduzir no dicionário de antónimos uma nova palavra gráfica ou um recorte simbólico inesperado. Exemplos (ou paradigmas) que se opõem entre si para vermos mais claro.

São contornos curvos ou rectilíneos do presente de certos objectos reais que deixam o olhar do leitor entrar num ‘país das maravilhas’ futurista.

“Descubra o que está por trás!” A frase que nos guiará nesse jogo infantil do troca-pernas-e-cabeças da estética formal entre as linhas, as formas e as cores de Paulo Romão Brás».

O artista nasceu em Portalegre mas cedo trocou o ondular das searas alentejanas por uma vista sobre as suaves ondas do Tejo. Lisboa é a cidade onde vive, trabalha e onde fez a sua formação pela Escola Superior de Comunicação Social e pelo AR.CO. A sua obra foi mostrada em exposições individuais, de onde se destacam As Sombras Errantes/Galeria Má Arte, Aveiro (2014), I Love You, Oh, You Pay My Rent/Rogue Space Gallery (Chelsea), New York (2012), Labirinto, Espaço3, C.C. Alegro, Alfragide (2009), Deux Artistes en Dialogue, Galerie Ellecnite, Paris (2005) e colectivas como Underover, Cidadela Art District, Cascais (2014), A.S. # 1-3, C. C. Alegro, Setúbal (2014), Maneiras de Respirar Ausências, Festival de Poesia de Coimbra (2014), Stills, Ivity Empty Room, Lisboa (2013), Tiresias - Vídeos de Artistas Made In Portugal, Centro Cultural de España, Montevideo – Uruguai (2012), In Connection, Pav. 28 / Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (2009), No Connection, MNHN / Sala do Veado, Lisboa (2008), Objecto: Simulacro, Hospital Júlio de Matos / Pav. 24, Lisboa (2007), Stigmata, MNHN / Sala do Veado, Lisboa (2006), Interpretações, Museu da Cidade / Pavilhão Preto, Lisboa (2006) e Videomix, La Casa Encendida, Madrid (2006).

Participou e colaborou em várias revistas: Nada, Magnética, Op., Número e Ópio.
Foi fundador e Editor das Revistas Base, Número e mais recentemente d’A Morte do Artista.
Foi membro do Grupo 21 ½ : Plataforma Independente de Transgressão e do Grupo Zart21.
Nos últimos anos tem colaborado em diferentes projetos como músico e compositor.

Prepara agora o segundo volume de “Dark Parables”, um livro de artista, para o qual convida escritores para, com textos, ilustrarem as suas obras.

CONTACTOS PROMOTOR:

Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.