Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição | A universalidade de José Agostinho

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2019-05-30 até 2019-10-31 às 18:00

Conferência -  José Agostinho: análise da sua obra geológica,

por Victor Hugo Forjaz

 

Data: 30 de maio

Hora: 18:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Jovens e adultos

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza uma conferência sobre José Agostinho, figura incontornável da Ciência e da Cultura açoriana, nacional e internacional, com um percurso biográfico como humanista e como cientista durante o século XX. Estas facetas, bem como a sua obra geológica serão abordadas na Conferência de inauguração da exposição intitulada A universalidade de José Agostinho.

 

Victor Hugo Forjaz, professor e investigador, ingressou em 1981 na Universidade dos Açores, na qual durante 15 anos dirigiu o Departamento de Geociências. Manteve vínculo à Universidade até 2010, ano em que se jubilou na categoria de professor catedrático. Desde então, dirige o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, Centro de Ciência que desenvolve atividade de investigação aplicada e de divulgação científica na área da Vulcanologia, da Sismologia e da Geotermia.

Fez a sua licenciatura em Ciências Geológicas, pela Faculdade de Ciências de Lisboa, doutorado em Vulcanologia de Engenharia e Agregado em Geotermia pela Universidade dos Açores. Tirou as especialidades em Riscos Geológicos e Vulcanológicos (US Geological Survey) e em Ciências Geotérmicas (Pisa, Itália).

Em 1976, fixa-se na Ilha de São Miguel, a convite da Junta Governativa, onde instalou laboratórios modernos de investigação científica. Colaborou na instalação do Instituto Universitário, depois Universidade dos Açores. Foi diretor do Projeto Geotérmico do Vulcão do Fogo, Coordenador do Projeto “Furnas - Vulcão Laboratório Europeu” e da RUVS - Rede Universitária de Vigilância Vulcânica e Sísmica, base do Sistema de Vigilância Geológica do Arquipélago dos Açores.

Co-fundador da International Society of Planetology e fundador do Instituto de Geociências dos Açores. Em 1985, foi co-fundador do Centro de Vulcanologia do INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica). Co-representante nacional na Rede Europeia de Vulcanologia da European Science Foundation).

Ao longo dos anos, efetuou missões científicas aos vulcões na Europa continental, Islândia, América do Norte e Central, Alasca, México, Antilhas, Hawai, Indonésia, Filipinas, Japão, Itália, Grécia, Canárias e URSS. Foi e é um estudioso apaixonado da erupção submarina do Vulcão dos Capelinhos, na Ilha do Faial, e da Serreta, na Ilha Terceira.

É sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia de Marinha. É laureado pela Academia de Ciências de Moscovo e pelo Laboratório de Vulcanologia da Universidade de Paris. Foi-lhe atribuída a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (Descoberta e Inovação).

É autor de mais de uma centena de títulos publicados, incluindo artigos em revistas da especialidade, relatórios e peças cartográficas diversas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo

Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: https://bparlsr.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.