Dando continuidade à divulgação de artistas contemporâneos nos Açores, o Instituto Açoriano de Cultura traz a Angra, no âmbito do Isto é Arte!, a exposição da artista Joanna Latka, a inaugurar no dia 11 de maio, pelas 15h30, na galeria do IAC.
A exposição inspira-se no enigmático lugar Meteora, na Grécia, onde se encontram misteriosos templos construídos sobre pilares de rocha, como que suspensos no céu, decorados com pinturas, por vezes chocantes, brutas e sanguíneas, que contam histórias da vida quotidiana bizantina.
“....no meio do céu” é um manifesto artístico que Latka leva a cabo de forma crítica, com desenhos de cariz expressionista que partem de questões da problemática da globalização e da cidadania contemporânea: quem somos, para onde vamos e como?, com o objetivo de criar um lugar de contemplação contemporânea, cada vez mais arredado da sociedade de consumo em que vivemos. Nesta sua interpretação gráfica dos problemas atuais, a artista recorda a estética da pintura mural bizantina.
Doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professora no IADE e cofundadora do atelier de gravura Contraprova (Lisboa), Joanna Latka nasceu na Cracóvia (Polónia), em 1978. Vive e trabalha no nosso país desde 2002, dedicando-se à gravura, ilustração e desenhos a tinta-da-china, em que incorpora variações baseadas nas técnicas de desenho e ilustração contemporâneas. Com trinta exposições individuais e mais de cinquenta coletivas, tanto em Portugal como no estrangeiro, está representada em várias coleções públicas e privadas e foi selecionada para diversos concursos de ilustração e bienais de arte, recebendo uma menção honrosa no 6º Festival de Gravura, Évora (2009) e na 5ª Bienal de Vila Verde (2007).