Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição “no meio do céu”, da artista Joanna Latka

  • Exposições/Exhibitions
  • Galeria do IAC
  • 2019-05-11 até 2019-07-29 às 15:30

Dando continuidade à divulgação de artistas contemporâneos nos Açores, o Instituto Açoriano de Cultura traz a Angra, no âmbito do Isto é Arte!, a exposição da artista Joanna Latka, a inaugurar no dia 11 de maio, pelas 15h30, na galeria do IAC.

A exposição inspira-se no enigmático lugar Meteora, na Grécia, onde se encontram misteriosos templos construídos sobre pilares de rocha, como que suspensos no céu, decorados com pinturas, por vezes chocantes, brutas e sanguíneas, que contam histórias da vida quotidiana bizantina.

....no meio do céu” é um manifesto artístico que Latka leva a cabo de forma crítica, com desenhos de cariz expressionista que partem de questões da problemática da globalização e da cidadania contemporânea: quem somos, para onde vamos e como?, com o objetivo de criar um lugar de contemplação contemporânea, cada vez mais arredado da sociedade de consumo em que vivemos. Nesta sua interpretação gráfica dos problemas atuais, a artista recorda a estética da pintura mural bizantina.

Doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professora no IADE e cofundadora do atelier de gravura Contraprova (Lisboa), Joanna Latka nasceu na Cracóvia (Polónia), em 1978. Vive e trabalha no nosso país desde 2002, dedicando-se à gravura, ilustração e desenhos a tinta-da-china, em que incorpora variações baseadas nas técnicas de desenho e ilustração contemporâneas. Com trinta exposições individuais e mais de cinquenta coletivas, tanto em Portugal como no estrangeiro, está representada em várias coleções públicas e privadas e foi selecionada para diversos concursos de ilustração e bienais de arte, recebendo uma menção honrosa no 6º Festival de Gravura, Évora (2009) e na 5ª Bienal de Vila Verde (2007).

CONTACTOS PROMOTOR:

Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo

Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: iac@iac-azores.org

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.