Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documentos à Mesa

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2019-05-09 até 2019-08-31 às 09:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com o curso de doutoramento em Estudos do Património da Escola das Artes (Universidade Católica Portuguesa), inaugura, no dia 9 de maio pelas 18h00, a Exposição “Documentos à Mesa em Portugal e no Mundo: sécs. XIX – XXI”. A inauguração inclui uma conferência proferida pelo seu comissário, Professor Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa, de contextualização sobre o tema.

A exposição "Documentos à Mesa em Portugal e no Mundo: sécs. XIX-XXI" reúne cerca de uma centena de impressos, pertencentes a uma coleção particular, com temática referente à denominada ephemera da mesa. Apresentam-se expostos diversos papéis usados numa refeição de cerimónia, nomeadamente marcadores de lugar, programas musicais, indicadores de acompanhante, e, sobretudo, uma grande quantidade e diversidade de menus. Desde menus imperiais e reais a menus de barcos e de hotéis, de menus publicitários a menus com animais e flores, incluindo também menus açorianos. A vertente gastronómica e a sua marca de sociabilidade, sobretudo da Belle Epoque, representam aspetos da vida socio-cultural de diversos pontos do mundo, para os quais esta mostra procura, de igual modo, chamar a atenção.

No seu conjunto são documentos que representam um tipo de património cujo destino é, muitas vezes, o lixo, e cuja relevância esta exposição pretende demonstrar, para que se evite a sua progressiva destruição, numa sociedade em profunda mudança de paradigmas.

CONTACTOS PROMOTOR:

Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada

Telefone: 296 30 50 40
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: https://bparpd.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.