Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Grémio das 9 sobre a obra "Laços de Família" de Clarice Lispector

  • Literatura/Literature
  • Galeria do IAC
  • 2018-12-10 às 18:30

Clarice Lispector | Laços de Família

Com Carlos Severino e Maria do Carmo Palula de Carvalho

No próximo dia 10 de dezembro, pelas 18h30, o Instituto Açoriano de Cultura leva a cabo, na sua sede, mais um Grémio das 9, com entrada gratuita, desta feita para assinalar e comemorar o aniversário da escritora Clarice Lispector (1920-1977), autora de vasta obra, que atravessa diferentes géneros, como o romance, a novela, o conto, a crónica ou a literatura infantil. Desde o seu livro de estreia, Perto do Coração Selvagem, que se percebeu ter Clarice uma voz surpreendente, que viria a marcar diferentes autores e leitores. Refiram-se, também, o livro de contos Laços de Família ou os últimos livros publicados em vida: A Paixão segundo G.H.A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida.  Clarice Lispector faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, devido a um cancro de ovário.

Para assinalar a data do seu nascimento e associando-se, pelo segundo ano consecutivo, a uma iniciativa do Instituto Moreira Salles, “A Hora de Clarice”, que visa recordar a importância desta autora, sendo a única instituição portuguesa a fazê-lo, o IAC criou uma família de leitores para, ao ritmo de “chá com contos”, ler e conversar informalmente sobre alguns dos contos do livro Laços de Família, que se encontra traduzido para diversas línguas. Família que reuniu sob a orientação de Carlos Severino, para ler os contos “Devaneio…”, “Feliz aniversário”, “O jantar” e “Mistério em São Cristóvão” (a 10 de novembro) e “Uma galinha”, “O crime do professor de matemática”, “O búfalo” e “A imitação da rosa” (a 24 de novembro).

Laços de Família, obra composta por treze contos, foi o primeiro livro do género publicado por Clarice Lispector, em 1960, e logo mereceu o destacado Prémio Jabuti de literatura no ano seguinte. Como bem assinalou um exegeta deste livro, em cada um dos contos de Laços de família o projeto de escrita de Clarice vai criando e consolidando uma paisagem extraordinariamente expressiva, sustentada pela força de um discurso que parece muitas vezes escapar dos limites da ficção propriamente dita para ingressar no terreno do ensaio filosófico.

O próximo Grémio das 9 homenageia assim a autora, numa atividade de âmbito internacional, reunindo os leitores à volta de Laços de Família, numa conversa moderada pelo professor Carlos Severino e pela psicóloga Maria do Carmo Palula de Carvalho.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

INSTITUTO AÇORIANO DE CULTURA
Apartado 67
ou
Alto das Covas
9700-220 Angra do Heroísmo
Telefones: (351) 295 214 442 e (351) 295 215 825
Fax: (351) 295 214 442
Email: [email protected]

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.iac-azores.org/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.