Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Aventura no Museu - oficina de explorações imaginárias

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Museu da Horta - Casa Manuel de Arriaga
  • 2018-09-14 até 2018-09-15 às 20:00

Oficina Explorações Imaginárias

 

A oficina será realizada entre as 20h de sexta feira – dia 14 de setembro e as 11h de sábado- 15 de setembro .A participação será de no máximo de 20 crianças, dos 8 aos 14 anos.. A inscrição é gratuita.

 

Haverá lugar para uma introdução, saída noturna, atividades, ceia, dormida no museu, pequeno almoço, atividade e apresentação.

 

Na introdução haverá uma conversa interativa sobre a forma como conhecemos o mundo e o papel que a ciência tem neste processo. Serão introduzidos conceitos como expedição, recolha e análise de amostras, registo das descobertas, etc. De seguida os formandos são convidados a agrupar-se entre si e imaginar em conjunto o tipo de exploração que pretendem fazer . 

A imaginação deve ter uma componente forte neste processo.

 

 

A segunda parte desta oficina consiste no “trabalho de campo” acompanhado.

Os diferentes grupos espalham-se pela zona a explorar e são convidados a “inventar” descobertas a partir daquilo que encontram. 

 

 

Na terceira fase da sessão cada formando deve escolher, de entre aquilo que viu e que imaginou, o que deseja registar, seja sob a forma de desenho científico, seja sob a forma de mapa. No final, cada um deles deve ficar com um registo do que foi a sua expedição imaginária: o percurso, as descobertas e as conclusões e deve explicá-las aos outros.

 

Programa:

20h - chegada dos exploradores à casa manuel de arriaga

20h30 - introdução com apresentação em power point

21h - formação das equipas e escolha das disciplinas

21h30 - saída de campo, com lanternas, até ao museu da horta com percurso pelo interior e recolha

22h30 - chegada à casa manuel de arriaga, conversa

23h - dormida no auditório

9h - despertar e pequeno almoço

9h30 - realização dos trabalhos por equipas

11h - apresentação dos trabalhos

12h - encerramento das actividades

É  da responsabilidade dos participantes os artigos alimentares - lanche noturno e pequeno almoço,

As crianças serão permanentemente acompanhadas por três adultos - Aurora Ribeiro, Tomás Melo e Margarida Barreto

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta

Palácio do Colégio, Largo Duque D' Ávila e Bolama
9900-141 Horta

Casa Manuel de Arriaga

Telefone: 292 392784, 292293361
Fax: 292 293441

Ilha: Faial
Concelho: Horta


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.