Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Ecomuseu do Corvo

  • Divulgação Institucional/Institutional Release
  • Ecomuseu do Corvo
  • 2018-06-04 até 2019-12-31

O Ecomuseu do Corvo assume-se como um museu de território que, por oposição aos museus tradicionais que têm a sua colecção distribuída por salas num edifício, abarca o território corvino na sua totalidade e todo o património nele contido.

A especificidade deste território, o caráter resiliente das suas gentes, a história da comunidade e o património que esta detém, quer seja ele cultural, natural, histórico ou paisagístico, material ou imaterial, fazem do Corvo um lugar único e que não deve ser apenas visitado mas sim, experienciado.

Para isso convida-se quem nos visita a explorar o território, a percorrer as ruas e canadas da Vila, a percorrer os caminhos que interligam as “terras” e os pastos e que conduzem ao Caldeirão, e a interagir com as pessoas da comunidade pois são elas que melhor podem transmitir a sua história, as suas vivências e tradições.

Do ponto de vista museográfico, o Ecomuseu integra uma rede física, composta pelo Museu do Tempo, em fase final de construção, diversos pólos, recursos e complexos de valor patrimonial. Estes são geridos nos respetivos contextos ecológicos e de forma participativa, envolvendo a comunidade que é protagonista, gerando assim sinergias promotoras de desenvolvimento.

Toda a informação sobre o projeto, sobre o que visitar e com quem falar, pode ser recolhida no Gabinete de Apoio Técnico (GAT) instalado no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, no núcleo antigo da Vila.

Há também associado ao projeto uma forte componente de reabilitação urbana que pretende por fim à degradação dos imóveis do núcleo antigo da Vila, criando melhores condições de habitabilidade e possibilitando a instalação de microempresas e a criação de emprego.

Aqui no Corvo é onde o passado encontra o futuro, e este futuro será construído pela sua comunidade e com o património como alicerce.

Visite-nos!

CONTACTOS PROMOTOR:

Ecomuseu do Corvo - Canada do Graciosa
9980-031 VILA DO CORVO

Telefone:
292 596 063

E-mail:
ecomuseudocorvo.focal@gmail.com

Ilha: Corvo
Concelho: Vila do Corvo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ecomuseu-do-corvo/

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.