Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

"Artigo 88"

  • Dança/Dance
  • Teatro Ribeiragrandense
  • 2018-05-19 às 21:30

“Artigo 88” discute, em movimento, a ideia de fronteira. O corpo, em cena, atravessa e é atravessado por esta (vasta) ideia e resulta da experiência vivida pela artista (Bárbara Faustino) no processo de renovação do visto para continuar a pesquisa sobre dança contemporânea em Portugal. Bilhetes (5 euros) à venda no local.

Impulsionada por esta experiência e consciente que os imaginários são construídos coletivamente nos processos históricos, iniciou o processo de criação do “Artigo 88”, Lei de Estrangeiros n.º 23/2007 que define as condições e procedimentos de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território português.

Em cena, a lei desloca-se do papel, é dançada e refletida, reatualizada. As palavras procuram os seus sentidos perdidos e, no corpo, passeiam por outros territórios. Nesta pesquisa da relação entre a palavra e o movimento, é investigado o papel da palavra como lei – regra que condiciona os corpos.

Bárbara Faustino é bailarina e professora de dança formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo e graduada em Bacharelado e Licenciatura pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Câmara Municipal da Ribeira Grande
Largo Conselheiro Hintze Ribeiro
9600-509 Ribeira Grande
Telefone: 296 470 730
Fax: 296 470 739

Divisão de Promoção Cultural e Juventude
Telefone: 296 470 730

Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://www.cm-ribeiragrande.pt

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.