Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Festa do 20º Aniversário do Teatro de Giz

  • Festivais/Festas/Feiras/Festivals
  • Vários locais
  • 2018-04-23 até 2018-04-24

No dia 23 de Abril, no centenário Peter Café Sport, uma conversa-tertúlia colectiva sobre o momento actual e os caminhos futuros da Cultura no Faial e nos Açores, e sobre o papel dos agentes culturais na nossa comunidade conduzida e animada pela provocante dupla Gina Ávila Macedo - Gonçalo Tocha, que contará com a participação extraordinária do ex-ministro da cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio.

No dia 24 às 21h00, será o Teatro, obviamente, e o de Giz particularmente: inauguramos convosco ARQUIVO, uma exposição performativa com curadoria de Manuela Ferreira que é um convite à percepção das reverberações que a história do Teatro de Giz provoca hoje em cada um de nós; uma revisitação intimista, secreta e surpreendente da memória colectiva destes 20 anos. Mantenham os vossos sentidos alerta, pois quando menos esperam podem dar de caras com o nosso-vosso ARQUIVO, mais vivo que morto!

Depois o concerto de Mário Lúcio - baseado no seu último álbum Funanight, uma revisão arrojada dessa música crioula que nasce de tantas influências, entre as quais as que resultaram de séculos de ligação entre os nossos dois arquipélagos - formula uma espécie de síntese do que têm sido estes 20 anos do Teatro de Giz: o sonho e a capacidade de o concretizar; o compromisso com a comunidade, com as raízes e com as coisas e causas do nosso tempo; as ligações com outras culturas e experiências, que nos reflectem e nos projectam; a confiança na força transformadora da invenção.  

Já em plena madrugada de 25 de abril, os nossos Capitães espalham cravos vermelhos pelo soalho do Teatro Faialense, conduzindo-nos pelo “dia inicial inteiro e limpo / onde emergimos da noite e do silêncio / e livres habitamos a substância do tempo” - Sophia de Mello Breyner

 

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://pontadailha.blogspot.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.