Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Workshop de Composição Musical

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2018-03-02 até 2018-03-06 às 20:00

Workshop de Composição Musical,

por Antero Ávila

 

Data: 2, 3, 5 e 6 de março

Hora: das 20:00 às 22:00

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Público-alvo: Público em geral

Material necessário: Folha de pauta, papel de apontamentos e, para quem compõe no computador deve trazer portátil com o seu software instalado.

Sujeito a inscrição

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro é por natureza uma instituição que visa fazer a ponte entre a comunidade e as diversas áreas do saber, pelo que este workshop vem contribuir para a formação daqueles que se sentirem atraídos pela música e que procurem aumentar os seus conhecimentos nesta arte. Assim com o objetivo de conhecer as diferentes áreas da composição musical, os participantes terão a possibilidade de partilhar ideias, tomando conhecimento das particularidades técnicas para a sua realização.

Neste workshop serão abordadas as seguintes questões:

- Melodia, ritmo, harmonia, estrutura formal, notação e escrita musical; desenvolvimento de ideias musicais e análise de obras pertinentes para o desenvolvimento das técnicas de composição. Quem compõe no computador, deve trazer portátil com o seu software instalado.

Para participar neste workshop é necessário que a inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico [email protected] ou entregue diretamente na Biblioteca de 20 a 28 de fevereiro.
A ficha de inscrição poderá ser obtida na Biblioteca ou na página http://www.bparah.azores.gov.pt

 

Antero Orlando Pereira Ávila é natural da Ilha do Pico, onde nasceu a 24 de junho de 1973. Os seus primeiros contactos com as notas musicais foram feitos com seu tio Custódio Garcia, ainda antes de aprender a ler e escrever. Já com a idade de 7 anos, teve aulas particulares de piano com Josefina Canto e Castro. Aos 14 anos, assumiu a direção artística da Filarmónica União Artista de S. Roque do Pico.

Ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, onde foi aluno de Jorge Peixinho e Álvaro Salazar. Entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa e completou a Licenciatura em Composição. Foi aluno de Carlos CairesSérgio AzevedoChristopher BochmannEurico Carrapatoso e António de Sousa Dias, entre outros. Enquanto estudante, teve ocasião de ouvir tocadas algumas das suas obras em Lisboa e no Porto. Voltou depois à Terceira onde fixou residência e é professor de Análise e Técnicas de Composição e Acústica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.
Tem integrado diversos agrupamentos como instrumentista de tuba e baixo elétrico.
Atualmente, divide a sua atividade docente com a atividade de compositor, maestro e instrumentista. Nesta sequência, tem escrito várias obras para Coro e Orquestra, Música de Câmara e para Banda Sinfónica.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.