Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CANCELADO - Lançamento do Volume III das Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo
  • 2017-06-19 às 18:00

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove o lançamento do III Volume das Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, Os Açores e o Atlântico. Estudos de História Económica (Séculos XV-XVII), nos próximos dias 16 de junho, sexta-feira, pelas 21h30, no Auditório da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, no recinto da Feira do Livro de Lisboa, e 19 de junho, segunda-feira, pelas 18h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

Tal como os dois volumes anteriores, trata-se de uma reedição da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, revista e com nota introdutória da autoria do Professor Artur Teodoro de Matos. A apresentação estará a cargo da Professora Inês Amorim e contará com a presença do Coordenador da Edição, Professor Artur Teodoro de Matos. Na sessão de lançamento que decorrerá em Angra do Heroísmo estará também presente o Secretário Regional da Educação e Cultura.

Artur Teodoro de Matos licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Ingressou na Universidade dos Açores em 1976, onde se doutorou. Nela organizou o Departamento de História e o "Centro de Estudos Gaspar Frutuoso", que dirigiu até ser nomeado vice-reitor em 1983. Posteriormente transferiu-se para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde foi professor catedrático de "História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa". Aqui dirigiu o Departamento de História e coordenou o mestrado em "História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa", que lançou em 1985. Criou e dirigiu o Centro de História de Além-mar desta mesma Universidade.

Foi diretor do "Centro de Pré-história e Arqueologia" do Instituto de Investigação Científica Tropical e do "Centro de Estudos Damião de Góis" da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, em Lisboa. É professor catedrático da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige a "Humanitas", unidade de coordenação da investigação científica. É membro da direção do "Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa" e do "Instituto de Estudos Orientais", desta mesma Universidade. É autor de vários livros e de mais de uma centena de artigos, quase todos sobre a colonização portuguesa nos oceanos Atlântico e Índico.

Inês Amorim é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo como domínios de especialidade História Moderna e Contemporânea e História Económica e Social. É membro da Comissão Científica do Mestrado em Turismo, bem como da Comissão de Acompanhamento do Curso de Mestrado em História e Património, sendo ainda docente responsável de cursos de educação contínua e diretora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais. É autora de diversas obras e artigos dedicados à história dos recursos marítimos, à história do ambiente, à história do trabalho, dos preços e das instituições.

Considerando que, na sequência da tragédia que se abateu sobre o País com os incêndios, nomeadamente o de Pedrógão Grande, o Governo dos Açores, em solidariedade com as vítimas dos mesmos, decidiu cancelar toda a sua atividade pública para hoje.

Assim sendo, a cerimónia de lançamento do III Volume das Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, agendada para as 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva de Angra do Heroísmo, e para o qual V. Exa. tinha sido convidado, não será realizada. Este evento será oportunamente reagendado e do mesmo daremos o devido conhecimento. 

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
[email protected] - Centro de Conhecimento dos Açores

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.