Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Exposição "Arca do tempo"

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-03-17 até 2017-08-25 às 18:00

 

Exposição “ARCA DO TEMPO”

 

 

Data: 17 de março a 25 de agosto

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Horário de Inauguração: 18:00 | Conferência “Criação da cidade e da diocese de Angra: memórias do tempo”, proferida pelo Dr. Francisco Maduro-Dias

Horário das visitas: 2ª a 6ª, das 09:00 às 19:00; sábado, das 14:00 às 19:00

Público-alvo: jovens e adultos

ENTRADA LIVRE

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a Exposição denominada “Arca do Tempo”, com o intuito de revelar os documentos, livros e incunábulos mais valiosos à guarda do Arquivo e da biblioteca documental da instituição. O Arquivo de uma instituição como a BPARLSR encerra o que de mais valioso existe no reconto da História de um lugar e das suas gentes. Esta Exposição tem o intuito de revelar o tracejado da História ao longo dos séculos duma cidade com a relevância de Angra do Heroísmo, e duma ilha, com a forte marca impressiva, que teve a Terceira na História do país, oferecendo aos visitantes verdadeiros tesouros depositados na sua Casa Forte, revelando cinco séculos da História da cidade de Angra do Heroísmo. A riqueza da Exposição reside também no enquadramento estético da documentação única e rara que se apresenta, profusamente adornada com iluminuras, xilogravuras com motivos vegetalistas ou  desenhados a ouro, acompanhada de frisos, caracteres góticos, tarjas historiadas ou elementos decorativos, que representam cenas de caça, figuras de animais, figuras florias, e capitais floreadas, e se apresentam em suporte de pergaminho e de papel. Bem como o tipo de encadernação que remonta, em alguns casos, aos alvores de imprensa, e ostentam fecho da época, ex libris, e marcas tipográficas distintivas.

Na inauguração desta exposição realizar-se-á uma conferência intitulada “Criação da cidade e da diocese de Angra: memórias do tempo”, proferida pelo Dr. Francisco Madura-Dias.

Francisco Maduro-Dias, natural de Angra do Heroísmo, é licenciado em História pela Universidade do Porto, com pós-graduação em Museologia (Universidade Autónoma de Lisboa) e em gestão e Conservação da Natureza (Universidade dos Açores). Formador do sistema nacional de Certificação Profissional. Neste momento é funcionário do Museu de Angra do Heroísmo.

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: www.bparlsr.azores.gov.pt/

Pesquisa

   
     

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.