Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Encontro com o Escritor Nuno Camarneiro

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2017-02-04

A BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL LUÍS DA SILVA RIBEIRO DÁ CONTINUIDADE AO CICLO Encontro com o escritor | NUNO CAMARNEIRO

 

3 de fev. (6ª feira) – SESSÃO PARA AS ESCOLAS (10 º ano)

HORA: 13:25

SUJEITO A MARCAÇÃO

4 de fev. (sábado) – SESSÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL

HORA: 17:00

ENTRADA LIVRE

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o primeiro do ciclo de encontros literários designado Encontro com o Escritor, com a presença, nesta edição de fevereiro, de Nuno Camarneiro, jovem escritor português, vencedor do Prémio Leya, em 2012, com a obra Debaixo de Algum Céu.

Este Encontro pretende assegurar um espaço de contato entre os leitores e a criação literária portuguesa, com enfoque especial nos contornos do processo criativo e a sua circunstância. Nesta conversa informal pretende-se que o público em geral, e os jovens em particular, contatem com um criador contemporâneo e com os universos que povoam a ficção, que conheçam os detalhes e as motivações do escritor, colocando em destaque a aproximação ao livro como fator essencial no desenvolvimento humano.

A moderação das sessões estará a cargo de Paulo Matos, docente de Língua Portuguesa na Escola Básica e Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

NUNO CAMARNEIRO

Nuno Camarneiro nasceu na Figueira da Foz em 1977.

Licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) e doutorou-se em Ciência Aplicada ao Património Cultural pela Universidade de Florença. Atualmente desenvolve a sua investigação na Universidade de Aveiro e é docente no Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense.

Em 2011 publicou o seu primeiro romance, No Meu Peito Não Cabem Pássaros, saudado pela crítica, publicado também no Brasil e em França. Foi o primeiro autor escolhido pela Biblioteca Municipal de Oeiras, parceira portuguesa da iniciativa, para participar no Festival do Primeiro Romance de Chambéry, em França. Publicou um texto na prestigiada Nouvelle Revue Française na rubrica Un mot d’ailleurs e tem diversos contos em revistas nacionais e estrangeiras. Em 2012 venceu o prémio Leya com o romance Debaixo de Algum Céu, já traduzido em italiano e brevemente em francês. Em 2015 publicou Se Eu Fosse Chão, um livro de contos e Não Acordem os Pardais, ilustrado por Rosário Pinheiro e a sua primeira incursão pela literatura infanto-juvenil.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.