Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Workshop "A escrita e o desenho no jornalismo"

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
  • 2016-09-28 até 2016-10-01 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no âmbito do seu plano de atividades, irá promover, de 28 de setembro a 1 de outubro, o workshop “A escrita e o desenho no jornalismo”, um projeto da autoria de Alexandra Prado Coelho e Eduardo Salavisa.

O workshop decorre de 28 a 30 de setembro, das 18h00 às 20h30 e no dia 1 de outubro, das 9h30 às 12h30, dirigindo-se ao público em geral.

As inscrições são limitadas a 20 participantes, podendo ser feitas até ao dia 21 de setembro, para o seguinte contacto: [email protected]

 

A ESCRITA E O DESENHO NO JORNALISMO

Descrição

Qual a relação entre um texto jornalístico e um desenho de observação? Ambos os autores estão com todos os sentidos alerta antes e enquanto os fazem. Um texto e um desenho podem ser autónomos, mas também se podem completar. E o que um faz, o outro pode não conseguir fazê-lo. Há coisas que não são desenháveis e outras dificilmente são descritas em palavras.

Propomos juntar as duas competências jornalísticas: a escrita e o desenho. O desenho aqui não como uma maneira de satirizar um determinado facto, mas como mais uma maneira de registar e apresentá-lo. Não como substituto da fotografia mas como mais um instrumento de relato.

 

Objetivos

- Desenvolver técnicas de recolha de informação

- Conciliar o relato de uma história interessante como rigor jornalístico

- Treinar o desenho rápido feito em más circunstâncias

- Sintetizar a informação em poucos desenhos

 

Materiais:

Indispensável o caderno (formato A6 a A4, fechado) e a caneta ou lápis. Material para colorir, como aguarela e/ou lápis de cor.

Biografias:

Alexandra Prado Coelho

Nasceu em Lisboa, estudou Comunicação Social e entrou para o jornal PÚBLICO quando este nasceu. Durante 15 anos dedicou-se ao Médio Oriente, Itália, Rússia, Europa, Afeganistão e viajou por muitos desses sítios. Depois, na secção de Cultura, escreveu sobre cinema, teatro, arquitectura, design, literatura. Em 2011 passou a acompanhar a área da alimentação – porque é tema que cruza todos os países, culturas e pessoas. É autora de um livro sobre os muçulmanos em Portugal, faz crónicas sobre Lisboa com os Urban Sketchers e tem um blogue sobre comida chamado Mais Olhos Que Barriga.

http://blogues.publico.pt/olhos-barriga/

Eduardo Salavisa

Nasceu em Lisboa. Licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes. Foi professor do ensino secundário. Desenha quotidianamente e em viagem no seu diário gráfico. É autor de livros sobre este tipo de desenho, e participa em exposições, conferências, cursos e encontros. Gosta de viagens longas, sem itinerário marcado, de preferência pelo Sul e a desenhar obsessivamente. Já fez algumas. Tem o blogue Desenhador do Quotidiano

http://diario-grafico.blogspot.pt/

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio
9500-054 Ponta Delgada
Telefone: 296 305040
Fax: 296 281216

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: www.bparpd.azores.gov.pt


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.