Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Museu do Pico apresenta o filme A Loucura de Rosa A.

  • Cinema
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2019-03-08 às 21:00

O Museu do Pico apresenta, no próximo dia 8 de março, o filme A Loucura de Rosa A., de Guilherme (Bill) Moniz, um picoense a residir no Canadá, que se tem destacado ao longo da vida na produção da ficção histórica em torno da cultura açoriana e da diáspora.

A Loucura de Rosa A., gravado na ilha do Pico e com atores locais, debruça-se sobre o imaginário cultural da ilha, nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX, centrando-se no papel e na condição da mulher nas sociedades rurais açorianas. A personagem Rosa, nas palavras do realizador, era uma mulher simples e complexa, frágil e resistente, terna e intocável. Tinha pensamentos que só ela os sabia, segredos que só ela alimentava, e por isso lhe chamavam louca.

Para além da exibição do filme, haverá ainda uma comunicação a cargo do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha do Pico, de acordo com a temática.

Este evento, que surge no âmbito da Estratégia de Combate à Pobreza e Exclusão Social, pretende, deste modo, assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A sessão será pelas 21:00h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico

Telefone: 292 679340

Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico

Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional da Cultura - Centro de Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.