Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Aspetos da atividade Cultural em Angra na década de 70

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-06-14 às 18:00

Aspetos da atividade Cultural em Angra na década de 70

 

Em complemento à nossa exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, “Abril: a aurora inacabada”, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dedica a sua atividade do dia 14 de junho à vertente cultural.

“O suplementarismo cultural nos jornais de Angra, antes e depois de Abril/74” é o tema da palestra que o escritor Álamo Oliveira irá proferir. Após esta palestra o autor dinamizará uma Conversa com Antonieta Costa e Péricles Ortins, sobre um projeto cultural realizado em Angra na década de 70, o grupo de teatro e dança “Espetrus”.

Antonieta Costa foi a criadora e coreógrafa deste grupo, do qual fez parte – entre outros jovens angrenses – Péricles Ortins e, com o qual Álamo Oliveira também colaborou.

O grupo, que se apresentou ao público em novembro de 1972 e manteve a sua atividade ao longo da década de 70, conviveu com as condicionantes do regime salazarista e a liberdade do pós 25 de Abril.

Nesta conversa vamos conhecer os desafios de concretizar um projeto cultural desta natureza, bastante inovador à época.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.