Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Sobre o sentido de “Festa Redonda”, nas festividades do Divino Espírito Santo na ilha Terceira

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-05-21 às 18:00

Cada espaço transmite significados e sentidos únicos. Quando mencionamos lugares mais pequenos, podemos de igual modo falar em redes coesas e com importância para a identidade cultural das comunidades, como são exemplo as festividades em torno dos Impérios do Divino Espírito Santo na ilha Terceira, Açores, construções que se demarcam no território - 70 edifícios, espalhados por uma área de cerca de 402km², e que apresentam uma tipologia única. Maioritariamente edificados no decorrer do séc. XIX são elementos de significativo interesse histórico, arquitetónico e patrimonial, que se apresentam como parte integrante da paisagem da ilha, decorrendo em seu redor, e durante vários dias, celebrações imbuídas de um ideal caritativo, religioso, ritualista e também profano.

Importa compreender a relação desta rede de edifícios religiosos com o território, o lugar, o espaço, e principalmente, destes com as suas gentes. Falaremos deles enquanto conjunto e base de uma rede fundamental na expressão da espiritualidade no contexto da identidade da comunidade terceirense.

 

 

Nota Biográfica

Beatriz Martins Corvelo, nasceu em 1995 em Angra do Heroísmo, é licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto desde 2017, Mestre em Arte e Património pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2019, com o “PROJETO CIS: CENTRO INTERPRETATIVO DA SOFIA", que pretendeu contribuir para a valorização e consequente proteção do edificado colegial da Rua da Sofia, em Coimbra. Encontra-se no terceiro ano do doutoramento em História da Arte da Universidade de Évora, onde desenvolve a tese, “Do “Theatro ao Império: a memória espiritual e arquitetónica dos espaços de culto ao Divino Espírito Santo.”

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.