Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


CONTEMPLAR | III estação do ciclo LUGARES DO SAGRADO

  • Exposições/Exhibitions
  • Igreja de Santa Luzia
  • 2024-04-20 até 2024-07-28

CONTEMPLAR | III estação do ciclo LUGARES DO SAGRADO

CONTEMPLAR consiste na III estação do ciclo LUGARES DO SAGRADO – iniciado em 2022 e dedicado à Valorização do Património Cultural Religioso dos Açores – e pretende dar a conhecer o acervo de bens culturais propriedade da paróquia de Santa Luzia de Angra do Heroísmo, que, no presente ano, celebra os 25 anos da Sagração da sua igreja nova, concluída em 1999.

Organizada em dois núcleos principais, esta exposição acontece no espaço interior da nave da igreja, iniciando-se por um primeiro conjunto de objetos, dedicado aos «Fragmentos da antiga Igreja de Santa Luzia», e terminando num segundo núcleo (intitulado «Uma Igreja Nova numa Nova Igreja»), que integra vários elementos documentais e materiais associados ao desenvolvimento do projeto de arquitetura do novo templo.

No total, estão expostos 45 bens culturais, que abrangem tipologias variadas como alfaias e equipamentos litúrgicos, escultura devocional, desenho de arquitetura, entre outros. Através desta seleção de objetos com interesse artístico e cultural, assim como de documentação complementar, são evocados os vários momentos da história da paróquia, desde as origens (1595) à edificação da igreja nova (1999).

Está prevista uma programação paralela de dinamização desta exposição, que decorrerá até ao final do próximo mês de julho, e que incluirá vários eventos como concertos, conversas e um percurso citadino pelo património religioso edificado existente na paróquia.

Ainda que a conceção da exposição permita que a experiência do visitante seja autónoma, pela colocação de tabelas com legendas comentadas, é também desmobilizado um serviço de visitas guiadas por marcação prévia.

HORÁRIOS DE ABERTURA

 

Segunda a sexta-feira | 10h00 às 17h00

 Sábados e domingos | 14h00 às 19h00

 

ÚLTIMO DIA

28 de julho, domingo

 

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

 

Percurso citadino pelo Património Religioso Edificado da Paróquia de Santa Luzia, conduzido por Francisco Maduro-Dias, seguido de conversa sobre «O processo de construção da Nova Igreja de Santa Luzia»

 

25 de maio, sábado

15h00 (início do percurso)

17h00 (mesa-redonda)

18h00 (lanche)

Lançamento do catálogo da exposição + visita virtual e Concerto de Fado com Fábio Ourique e Vera Brasil

 

29 de junho, sábado

15h00 (lançamento do catálogo + visita virtual)

17h00 (concerto)

 

Concerto de encerramento com Antonella Barletta e Rodrigo Lima

27 de julho, sábado

21h00

 

VISITAS GUIADAS POR MARCAÇÃO PRÉVIA (GRATUITAS)

 

Segundas, quartas e sextas-feiras: 10H30-12H00; 15H00-16H30

Contactos p/ marcações: Email: [email protected] | Tel.: 295 403 000

 

 

 

Todas as informações complementares, bem como a divulgação dos eventos da programação paralela desta exposição, podem ser consultados na presença oficial da Direção Regional da Cultura nas redes sociais, Instagram e Facebook, assim como neste portal.

Press Kit 

CONTACTOS PROMOTOR:


Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.