Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra| Feminismos, Liberdade e Moda

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-03-08 até 2024-04-30

Mostra| Feminismos, Liberdade e Moda

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro durante os meses de março e abril, promove a mostra Feminismos, Liberdade e Moda com uma seleção de obras que abordam o conceito de emancipação feminina, a partir da rutura dos estereótipos sociais, religiosos e mesmo ideológicos, que durante vários séculos condicionaram a estética da moda da Mulher.

 

Desde a garçonne dos loucos anos vinte, à mulher emancipada dos anos 70 até à New Woman, a Moda permitiu romper com os modelos tradicionais, gerando uma nova conceção de liberdade, ousadia e irreverência no feminino. Confundindo, por vezes, as identidades sexuais, com a apresentação de novos estilos que romperam com o padrão da mulher submissa e conformada.

 

Após o 25 de abril de 1974, com a afirmação dos novos femininos a Moda passou a ser utilizada pelas grandes estilistas portuguesas, das quais se destacam, Ana Salazar, Fátima Lopes, Manuela Gonçalves, entre outras e outros, que se associaram ao movimento de libertação da mulher,  refletindo nas suas criações uma nova atitude na vontade de vestir coisas diferentes, não convencionais, temos o exemplo das coleções de Ana Salazar, que desde 1982 até à atualidade, projetam a imagem de uma mulher de personalidade forte e segura de si própria.

 

As profundas alterações nos discursos promovidos pelo mundo da Moda permitiram alterar as normas do eterno feminino, o que contribuiu para uma maior afirmação de liberdade e visibilidade da mulher portuguesa na sociedade, muito embora como é referido pela historiadora Gabriela Mota Marques, “isso não seja sinónimo de uma plena conquista da sua liberdade e emancipação”.

 

A iniciativa estará aberta ao público entre 8 de março e 30 de abril de 2024.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.