Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Apresentação | Tomos IV e V da Bibliografia Geral dos Açores

  • Literatura/Literature
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-03-07 às 18:00

Nota Informativa

 

Apresentação | Tomos IV e V da Bibliografia Geral dos Açores

 

A Direção Regional dos Assuntos Culturais promove no próximo dia 7 de março, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro o lançamento dos tomos IV e V da Bibliografia Geral dos Açores: sequência açoriana do Dicionário Bibliográfico Português. A apresentação estará a cargo do Doutor José Guilherme Reis Leite.

A Bibliografia Geral dos Açores, foi um projeto coordenado por João Afonso, com início em 1978. Os tomos 1 e 2 editaram-se em 1985 e, dois anos mais tarde, deu à estampa o 3.º tomo, conseguindo-se um total de 17 524 entradas de documentação que se encontrava dispersa em bibliotecas regionais, nacionais e internacionais. A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais promove a continuidade das publicações da obra Bibliografia Geral dos Açores através dos tomos 4 e 5.

Como foi referido na nota introdutória do 1.º tomo, pelo antigo Secretário Regional da Educação e Cultura, Doutor José Guilherme Reis Leite, esta bibliografia especializada é uma obra de imenso valor cultural para os Açores e uma “interminável viagem do diálogo sempre renovado com os livros”. A Bibliografia Geral dos Açores, segundo Duarte Nuno Chaves, Diretor Regional dos Assuntos Culturais “é uma importante fonte auxiliar de pesquisa para o entendimento e conhecimento geral sobre o Arquipélago dos Açores”.

 

Nota Biográfica

José Guilherme Reis Leite nasceu em Angra do Heroísmo em 1943. Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1968) e doutorou-se em História pela Universidade dos Açores (1994). Como historiador tem-se ocupado de inúmeros aspetos da cultura açoriana, nomeadamente históricos, literários e políticos, em diversas épocas, sendo de destacar aqueles que interessam ao conhecimento do processo autonómico açoriano. Muitos dos seus trabalhos estão também publicados em atas de reuniões científicas, em obras coletivas e em outras de cuja edição se encarregou. Com uma longa carreira política, foi deputado Regional e Nacional, Secretário Regional da Educação e Cultura (1976 e 1980), membro das Assembleias Parlamentares do Conselho da Europa, entre outros.

 

 

 

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.