Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Coleção João Vargas - miniaturas de barcos"

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu da Indústria Baleeira
  • 2023-12-29 até 2024-06-30

Está novamente patente ao público, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a exposição "Coleção João Vargas - miniaturas de barcos".

Trata-se de uma coleção de nove miniaturas, 8 chalupas e uma traineira, que adquiriu o nome do seu último proprietário e conservador.

João Alberto Nunes Vargas, natural de Santo Amaro do Pico, nasceu a 15 de novembro de 1940 e faleceu a 7 de junho de 2018, com 78 anos. Durante toda a vida, trabalhou na construção naval e congregou, conservou e aumentou, com uma notável devoção, todo o espólio recebido do avô, João Inácio Cândido, e do pai, Ricardo Vargas. Foi ele o herdeiro de toda a mística do espírito do avô e dos barcos, e o fiel guardador das peças que estarão em exposição.

Este acervo é composto por peças centenárias, que foram mantidas ao longo de três gerações. Depositário desta coleção – Coleção João Vargas - , o Museu do Pico entendeu por bem, em articulação com a sua proprietária, a Senhora Maria Luís Vargas, promover a sua exposição de miniaturas de barcos que contam várias histórias, como a das regatas nas lagoas e outras do período áureo da construção naval em madeira, em Santo Amaro do Pico.

A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento do museu, das 9h30 às 17h00 (a partir de 1 de abril, das 10h00 às 17h30).

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: São Roque do Pico


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.