Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do Mês | Os têxteis numa viagem da fibra ao objeto

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2024-01-03 até 2024-02-29

No mês de janeiro, dedicado ao dia Internacional do Conservador-Restaurador, recebemos na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro a Conservadora-Restauradora especialista Dra. Eva Armindo, que nos traz os têxteis numa viagem da fibra ao objeto.

Os materiais usados nos têxteis são fibras, geralmente de origem natural, que, através da fiação, ligadas e torcidas, são transformadas em fios. Estes, por sua vez, organizam-se em estruturas têxteis, mais ou menos complexas, pelo cruzamento num tear ou pela criação de nós, redes ou rendas, recorrendo a outros instrumentos. Estes são utilizados para criar peças tridimensionais, como o vestuário, por exemplo, mas também num grande número de objetos, aparecendo frequentemente integrados em peças de outras categorias, associadas a diferentes materiais: é o caso, por exemplo, dos nossos documentos encadernados ou mapas e plantas.

Neste sentido, convidamos a visitar a exposição patente na Sala de Consulta de Arquivo que aborda esta temática, de extrema importância para a compreensão e preservação do nosso património.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.