Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documentário | Mission Blue

  • Cinema
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-10-25 às 21:00

“Mission Blue” é um documentário realizado pela Netflix e vencedor de um Emmy Award com que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro encerra a exposição “Oceanos, infinito azul”.
Trata-se de um documentário sobre a vida de Sylvia Earle, da sua carreira e da luta para garantir a preservação dos chamados “locais de esperança” (Hope Spots), através da organização Mission Blue, que fundou e que se empenha na identificação e criação destas áreas protegidas espalhadas pelo mundo com o objetivo de preservar as regiões em que o oceano está mais ameaçado.

Biografia

Sylvia Earle
Bióloga marinha, Doutora pela Duke University (EUA), mergulhadora, conferencista, escritora e exploradora residente da National Geographic Society, realiza desde há quatro décadas trabalhos pioneiros no campo de exploração em águas profundas e pesquisas oceanográficas. Fundadora da Deep Ocean Exploration and Research, empresa especializada em tecnologia marinha, Sylvia Earle também contribui ativamente para o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem, a ela e a outros cientistas, trabalhar em regiões marinhas ainda por explorar.
Em 1970, Sylvia Earle participou no projeto Tektite II, liderando uma expedição constituída totalmente por elementos femininos, que passou duas semanas num  abrigo submarino, observando os primeiros efeitos da poluição marítima.
Alguns anos mais tarde, em 1979, bateu o recorde mundial de mergulho autónomo, descendo a 381 metros de profundidade durante uma expedição ao fundo do oceano Pacífico, usando o fato pressurizado conhecido como JIM suit.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.