Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


DE COMO PELA GENEALOGIA SE VAI AO IMPÉRIO PORTUGUÊS

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-06-09 às 18:00

Nota Informativa

 

Conferência

DE COMO PELA GENEALOGIA SE VAI AO IMPÉRIO PORTUGUÊS

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza, no dia 9 de junho pelas 18h, a conferência DE COMO PELA GENEALOGIA SE VAI AO IMPÉRIO PORTUGUÊS proferida pelo Dr. Jorge Forjaz, um conhecido genealogista terceirense, integrada no Dia Internacional dos Arquivos. Este dia é celebrado anualmente a 9 de junho e procura sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade, tendo sido instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, em 2007.

 

Biografia

Jorge Forjaz, genealogista, coautor das consagradas Genealogias da Ilha Terceira, Genealogias das Quatro ilhas e Tombo Heráldico dos Açores, e autor das Famílias Macaenses; Genealogias de Moçambique. Correspondência para o Dr. Eduardo Abreu; O Solar de Nossa Senhora dos Remédios; Os Monjardinos; Os Teixeira de Sampaio da ilha Terceira; Os luso-descendentes da Índia Portuguesa; O meu livro dos Pereira Forjaz; Stockler: uma família hamburguesa em Portugal; Dart: uma família irlandesa nos Açores; Famílias Portuguesas de Ceuta; Genealogias de São Tomé e Príncipe, Genealogias das ilhas do Fogo e Brava e de Bissau; Os Colaço: uma família portuguesa em Tânger, etc. Antigo técnico superior da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, foi, entre 1977-1984, diretor regional dos Assuntos Culturais e de 1984-1988, diretor do Museu de Angra do Heroísmo. Tem colaborado com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, proferindo conferências de temática da sua área de estudo. É grande oficial da Ordem do Mérito.

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.