Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Igreja: O Primeiro Registo do Indivíduo

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-06-01 até 2023-06-30

Documento do mês

A IGREJA: o primeiro registo do indivíduo

 

O “Documento do Mês” de junho, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro torna público uma mostra sobre os registos PAROQUIAIS, patente na sala do Arquivo de 1-30 de junho.

Até meados XIX a Igreja era a esfera nos momentos cruciais da vida do homem.

O registo paroquial impunha-se como a garantia de que o cristão no decorrer da sua vida, marcada pelo seu nascimento até à sua morte, cumpria com os sacramentos que lhe permitiam alcançar a vida eterna. Era, portanto, um registo de relevância para o cristão.

Posteriormente, e para que houvesse igualdade para o não cristão, Mouzinho da Silveira, em 1832, inicia a instituição de um Registo Civil, um diploma que definia no artigo 69.º “o registo civil é a matrícula geral de todos os cidadãos pela qual a autoridade pública atesta e legitima as épocas principiais da vida civil dos indivíduos, a saber: os nascimentos, casamentos e óbitos”.

Após esse primeiro passo e ao longo de muitos anos a intervenção da Igreja na vida pública foi diminuindo, colmatando com a separação da Igreja e do Estado em Portugal, efetivada com a I República. Assim, dar-se-á um afastamento progressivo da Igreja e a obrigatoriedade de inscrição no registo civil dos factos relativos ao indivíduo, à família e à composição em sociedade,

O registo civil obrigatório em Portugal institui-se com o decreto de lei de 18 de fevereiro de 1911. É neste diploma que vigora o termo obrigatoriedade de inscrição no registo civil.

Em síntese, a exposição visa documentar o percurso anterior à implementação dessa mudança, tendo por base os documentos existentes no espólio da instituição e entregues à sua guarda, como baluarte de salvaguarda dessas memórias, do qual fazem parte os arquivos paroquiais, que constituem a principal fonte de pesquisa genealógica.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.