Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Décima Ilha"

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu da Horta - Casa Manuel de Arriaga
  • 2023-05-26 até 2023-08-21

Os Açores estão onde estiver um açoriano. E são muito mais os açorianos de sangue do que os açorianos de residência. Somos menos de 250 mil habitantes nas nove ilhas, mas seremos porventura dois milhões de açorianos e açordescendentes, de sucessivas gerações, nas diferentes comunidades da diáspora açoriana, incluindo quatro séculos de presença no Brasil. Por isso, o Governo dos Açores sempre teve, e não podia deixar de ter, um departamento próprio na sua estrutura orgânica especialmente vocacionado para manter e desenvolver a relação das nossas ilhas com a nossa diáspora. Numa primeira fase, de 1976 a 1996, o Gabinete de Emigração e Apoio às Comunidades Açorianas, sempre dirigido por Duarte Mendes. Numa segunda fase, desde há 25 anos, a Direção Regional das Comunidades, sucessivamente dirigida por Alzira Silva, Rita Dias, Graça Castanho, Paulo Teves e José Andrade.

A Direção Regional das Comunidades relaciona-se com as comunidades açorianas, designadamente, através das Casas dos Açores e dos Conselheiros da Diáspora Açoriana. As Casas dos Açores são as casas da saudade, as embaixadas da diáspora, os santuários da açorianidade. Elas são a marca dos Açores nas comunidades e a montra da comunidade nas sociedades. Estão articuladas pelo Conselho Mundial das Casas dos Açores, desde 1997. Em 2019, é criado o Conselho da Diáspora Açoriana, com membros eleitos pelas próprias comunidades, que fica formalmente instituído a 10 de junho de 2021.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu da Horta
Palácio do Colégio, Largo Duque D? Ávila e Bolama
9900-141 Horta
Telefone: 292 202581

Ilha: Faial
Concelho: Horta
Sítio: http://www.museu-horta.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.