Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


O Sentido da Festa do Espírito Santo

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-05-18

Conferência| O sentido da Festa do Espírito Santo Segundo Agostinho da Silva

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida-o a participar na conferência “O Sentido do Espírito Santo Segundo Agostinho da Silva”, no dia 18, às 18 horas, pela voz do professor e investigador Paulo Borges. Agostinho da Silva considerou as Festas do Espírito Santo o elemento central da cultura portuguesa e lusófona, vendo-as como símbolo, rito e profecia de uma transformação profunda da consciência e da vida humanas. É a esta luz que interpreta os vários níveis de sentido dos seus três momentos fundamentais: a libertação dos presos, o bodo comunitário e a coroação das crianças. Considera ainda, na linha da visão de Joaquim de Flora, que o culto do Espírito Santo aponta uma experiência interna e direta do divino que vê afim a tradições como a do Zen e do Tao. Neste sentido, vê no culto do Espírito Santo o potencial de contribuir para uma nova comunidade inter-espiritual e trans-religiosa, contemplativa e ativa: aquilo a que gostamos de chamar Irmânia. 

 

NOTA BIOGRÁFICA

Paulo Borges - Professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Filosofia da mesma Universidade. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Coordenador do Seminário Permanente Vita Contemplativa. Ex-presidente da Associação Agostinho da Silva e fundador da Academia Agostinho da Silva. Autor e organizador de 65 livros, publicados em Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil, entre os quais Tempos de Ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva (2006), Agostinho da Silva. Uma Antologia temática e cronológica (2016, 3a edição) e Presença Plena. Uma viagem meditativa, terapêutica e filosófica pelas cinco energias da Vida (2022).

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.