Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Futuros Incertos"

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2023-05-18 até 2023-09-17

Exposição

Futuros Incertos

Coleção Arquipélago – Uma trilogia de exposições

18 mai. 2023 – set. 2023

 

Inauguração | 18 de maio// 15h00

ARTISTAS | Carla Filipe, Eduardo Sarabia, Filipa César, Gabriela Albergaria, Gabriela Oliveira, Gil Heitor Cortesão, Gustavo Rezende, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, José Nuno da Câmara Pereira, Lawrence Lemaoana, Maria José Cavaco, Miguel Leal, Noémia Cruz, Pedro Valdez Cardoso, Robin Rhode, Rui Moreira, Tomaz Borba Vieira

Futuros Incertos é a segunda exposição da uma trilogia com obras da Coleção Arquipélago.

“O que é presentemente conhecido como o demónio de Laplace foi a primeira reflexão publicada sobre o determinismo causal, segundo o qual, se uma inteligência soubesse a localização precisa e o momento de todos os átomos no universo, conseguiria calcular todos os seus valores passados e futuros. Neste mundo, o conhecimento completo do presente, aliado a um poder computacional ilimitado, resultaria no conhecimento total do passado e do futuro. Nada de verdadeiramente novo poderia acontecer e a história seria uma reiterada tautologia.

Futuros Incertos é o contexto em que tentamos implementar esta versão peculiar e idiossincrática do demónio de Laplace enquanto estratégia curatorial; uma estratégia que nos permitirá ver mais, compreender mais e esperar mais da prática artística contemporânea, assim como imaginar e produzir o mundo em que esta existe e ao qual se refere.” – João Mourão – Curador

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.