Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


“A arte de ver a ciência com outros olhos”

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-05-16 até 2023-05-18

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe o biólogo e ilustrador Fernando Correia para 3 oficinas de ilustração cientifica, a terem lugar nos dias 16, 17 e 18 de maio, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

 

Dia 16, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Biblioteca Sketching

O registo etnográfico para resgate da memória através do risco de grafite/caneta BIC.
Introdução ao desenho — diferenciação entre forma e vistas/normas. A volumetria através da cartografia de luminosidade. Os ensaios gráficos — estudos, mais do que obras-finais.
À descoberta dos interiores e exteriores da Biblioteca — mais do que ver, observar o seu espólio e ambiências com outros olhos.

 

Dia 17, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Ilustrar com facas/scratchboard art 

A necessidade humana de deixar marca (glifo) - da pedra ao papel e de volta à pedra sobre papel (o scratchboard). O registo animal desde o paleolítico (gravura e pintura). Ilustração zoológica e seus domínios. Ilustração da mastofauna (mamíferos) — o estudo da pesagem e o desenhar pela destruição. Um olhar felino na ponta da faca - um exercício.

 

Dia 18, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Finais coloridos (lápis de cor)

O que é ver a cores? Como os organismos percebem o mundo luminoso? As cores-pigmentos como tradutores das cor-luz. O lápis de cor como instrumento de exploração do matiz/cor, do valor (brilho/luminosidade), saturação; os materiais complementares e aceleradores. As plantas como modelos na ilustração botânica. Disseção cromática de um modelo florístico e sua reconstituição através do risco.

 

Para a atribuição de um certificado de participação é necessário a frequência nas 3 oficinas.

 

 

NOTA BIOGRÁFICA

Fernando Correia é licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia Animal, ambos pela Universidade de Coimbra. Desenvolve a atividade profissional de ilustrador científico desde 1988 e também ensina Ilustração Científica em várias Universidades.

Exerceu os cargos de Presidente do Conselho Geral e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Mata do Buçaco, em 2014. Atualmente é Diretor do Laboratório de Ilustração Científica, tendo sido coordenador do “Curso de Formação em Ilustração Científica” (de 2011 a 2022), ambos no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde leciona como Professor Assistente convidado.

É autor de 9 livros e co-autor de 10, tendo também contribuído com vários capítulos completos para outros 4 livros. Escreveu ou co-escreveu 37 artigos para publicações especializadas e 77 artigos de divulgação científica para revistas e periódicos.

No que diz respeito à ilustração científica pedagógica é o responsável principal pela ilustração integral de um total de 7 manuais escolares até à data. Também ilustrou 14 selos para os CTT Correios de Portugal e um total de mais 16 selos para a Administração dos Correios das Nações Unidas.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.