Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Dr. José Prudêncio Teles Jr.: o homem, o médico e o mito

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu do Pico - Museu dos Baleeiros
  • 2023-05-08 até 2023-06-04 às 21:00

No dia 8 de maio assinala-se a data de nascimento do Dr. José Prudêncio Teles Júnior. Da família, e do meio rural onde nasceu, cresceu, e viveu os primeiros anos da sua vida, José Prudêncio Teles Jr., terá herdado algum do fermento ético e moral que alicerçou a profunda dimensão humanista da sua vida, como homem e como médico. José Prudêncio Teles Jr. concluiu a Licenciatura em Medicina e Cirurgia no ano de 1935, em Coimbra. Nesse ano rumou à ilha de Santa Maria, onde iniciou a sua carreira como médico e Delegado de Saúde. Abandonou a ilha, rumo a São Miguel, nos finais dos anos 30, princípios da década de 40. A partir dos finais da década de 40, já na ilha do Pico, movido por um forte impulso idealista e humanista, fez da sua medicina uma ferramenta ao serviço da igualdade, da justiça, da solidariedade e da liberdade. Como homem e figura invulgar, do ponto de vista médico e humano, fez desta prática uma devoção e uma causa, trabalhando dia e noite, calcorreando a ilha de lés-a-lés. Conhecem-se centenas, ou mesmo milhares, de histórias fantásticas sobre este homem e este médico.

Para assinalar a data, e homenagear esta excecional figura, o Museu do Pico irá inaugurar uma exposição dedicada ao médico e ao homem, que contará com a presença de Rosélio Reis, escritor, para falar sobre a passagem deste médico pela ilha de Santa Maria. 

A mostra estará patente até 4 de junho no Museu dos Baleeiros.

Rosélio Reis nasceu em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, nos Açores, em maio de 1948. Com cerca de um ano de idade, acompanhou a família que se radicou em Santa Maria. Desde muito novo colaborou em algumas publicações, tendo as suas poesias e outros artigos sido dispersos pela comunicação social. Já tem dois livros publicados pela Chiado Editora, no mês de fevereiro de 2020 e de 2021, com os nomes Instantes do Passado Instantes do Passado II. Instantes do Passado III, da editora Primeiro Capítulo e lançado em 2022, é onde o autor dedica um capítulo ao mítico Dr. José Prudêncio Teles Júnior.

O evento terá lugar no dia 8 de maio, pelas 21h00, no Museu dos Baleeiros.

Entrada gratuita.
 

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.