Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


“Oceanos, infinito azul” | Exibição de filmes

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-04-28 às 21:00

A exposição “Oceanos, infinito azul”, que estará em exibição de 3 de março a 31 de outubro de 2023, terá um conjunto de atividades complementares na qual se integrará a exibição de diversos filmes. No dia 28 de abril, pelas 21h00, será exibido o filme Odisseia”, de Gérôme Salle, que será precedido de uma introdução pelo Professor Universitário João Pedro Barreiros.

A entrada é livre e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro espera a sua visita.

 

SINOPSE

 “Odisseia”, de Gérôme Salle

Trata-se de uma emocionante aventura baseada nos factos verídicos da vida de um dos maiores exploradores, cientistas, inventores e documentarista do século XX, o genial Jacques-Yves Cousteau.

A adaptação do regulador da garrafa de ar comprimido ao mergulho, uma conquista de Cousteau, permitiu-lhe descobrir um novo mundo subaquático. Agora, tudo o que ele quer fazer é explorar esse mesmo mundo e, para tal, está disposto a sacrificar tudo o que até agora, alcançou.

 

Nota Biográfica

João Pedro Barreiros

João Pedro Barreiros, nascido em Lisboa, em 1964, licenciado em Engenharia Zootécnica, é doutorado em Biologia/Ecologia Animal e professor na Universidade dos Açores. Autor e coautor de mais de 90 publicações em revistas internacionais, bem como de vários artigos de divulgação científica, crónicas e livros, tem direcionado a sua investigação sobretudo em predadores aquáticos nos Açores, Golfo da Guiné e Brasil, onde, nos últimos anos, se tem dedicado principalmente à bacia amazónica.

É ilustrador científico membro do Guild of Natural Science Illustrators; pertence a diversas associações nacionais e internacionais, como membro correspondente na Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha ou membro do Grouper & Wrasse Specialist Group da International Union for the Conservation of Nature.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.