Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição de aguarelas de António Ervedeiro

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Santa Maria - Núcleo de Vila do Porto
  • 2023-04-01 até 2023-06-30

Alentejo… Estações na planície, uma coleção que nos traz à memória locais míticos, plenos de histórias vividas, hoje grande parte delas ao abandono, perdidas na imensidão da paisagem, entregues à inexorável decadência que o tempo e o vento se encarregam de fazer.

O caminho de ferro e os comboios trouxeram às populações do interior a possibilidade de deslocação e as estações ferroviárias tornaram-se símbolos perenes de locais que marcaram a diferença entre os locais de partida e chegada.

Quantas pessoas, vidas e acontecimentos testemunharam as paredes destas estações, fosse dia ou noite, estivesse frio ou calor, chuva ou sol. Hoje essa memória, espelha-se desoladamente no abandono a que foram votadas e no silêncio que o vento atravessa através das portas e janelas para sempre cerradas.

É esta memória que pretendo fazer renascer através das pinturas desta coleção.

 

Texto António Ervedeiro

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Sta. Maria
Rua Frei Gonçalo Velho
S/N
9580-531 Vila do Porto
Telefone: 296 884844

Ilha: Santa Maria
Concelho: Vila do Porto
Sítio: http://www.museu-santamaria.azores.gov.pt/


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.