Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Temporada Cultural 2023 | Espetáculo Canto e Dança | Praia da Vitória

  • Dança/Dance
  • Auditório do Ramo Grande
  • 2023-04-01 às 21:00

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, com a parceria das câmaras municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Escola Secundária Tomás de Borba, Coro Padre Tomás de Borba e Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional promove 2 espetáculos de dança nos dias 1 e 2 de abril no Auditório do Ramo Grande e no Teatro Angrense.

A exibição está dividida em 3 momentos. Num primeiro, coreografado por Eduarda Rosa, a Classe de Ballet da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba dança "No Berço" da Ilha", com música tradicional açoriana de Gualter Silva interpretada pelo Coro Padre Tomás de Borba da Academia Musical da ilha Terceira, acompanhado por Evandro Meneses (viola da terra) e José Sousa (guitarra).

Segue-se um segundo momento do espetáculo "Grand Pas-de-deux do Cisne Branco" do II ato do bailado "O Lago dos Cisnes", coreogradia segundo Marius Petipa e Lev Lvanov, interpretada pelos alunos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional Maria Mota e Pedro Marques. O momento tem coreografia de Fernando Duarte e direção de cena de Lucas Fernandes Matias.

O espetáculo prossegue com o terceiro momento de bailado baseado na história de Álamo Oliveira e partitura de Gualter Silva, respetivamente. As obras foram especialmente criadas para o projeto que tem como título "O Amor Sabe Nadar". A peça é coreografada por Catarina Moreira e integram o espetáculo os alunos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.

A temática marítima impõe-se e a dramaturgia ganha forma em palco através dos corpos que reproduzem o mar, a amizade, o amor, a beleza e o etéreo. A figura central é Jacinto que, junto dos seus amigos, vivencia a lida no mar. O seu amor, Luassol, é filha da Lua e do Sol e tem tanto de beleza como de realidade e irrealidade.

O espetáculo de 1 de abril, na Praia da Vitória, tem lugar no Auditório do Ramo Grande pelas 21h00. No dia seguinte, 2 de abril, o espetáculo sobe ao palco do Teatro Angrense pelas 15h30.

CONTACTOS PROMOTOR:

Direção Regional dos Assuntos Culturais

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal
Telefone: (+351) 295 403 000

Ilha: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.