Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Mostra | Centenário do Nascimento de Eugénio de Andrade

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-03-06 até 2023-03-31

No ano do centenário do nascimento do poeta Eugénio de Andrade*, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove de 6 a 31 de março, uma mostra bibliográfica na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário.

Uma mostra composta por uma seleção de obras do poeta, das quais se destaca a magnum opus: As Mãos e os Frutos (1948), obra com grande reconhecimento pela crítica e publicada em várias edições.  A sua atividade literária conta com mais de 50 anos, afirmando-se com uma postura independente em relação aos outros movimentos literários. Nos últimos anos de vida os seus poemas refletiram uma clara orientação para o concreto, tendo sido no real que o escritor assentou a fundação da sua poesia.

 

Nota Biográfica- Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923, na freguesia de Póvoa de Atalaia, no Fundão. Frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola Técnica Machado de Castro. Os seus primeiros poemas datam de  1936, começando a publicar aos 17 anos.

Em 1943, o poeta instala-se em Coimbra, tornando-se amigo de Carlos de Oliveira, Eduardo Lourenço e Miguel Torga.

É de referir uma interrupção na sua criação literária até 1971, quando regressa novamente à esfera literária com um novo volume: Obscuro Domínio.

O poeta fez diversas viagens e foi convidado para participar em vários eventos, travando amizades com muitas personalidades da cultura portuguesa e estrangeira, como António Botto, Joel SerrãoMiguel TorgaAfonso DuarteCarlos OliveiraEduardo LourençoSophia de Mello Breyner AndresenAgustina Bessa LuísTeixeira de PascoaesVitorino NemésioJorge de SenaMário Cesariny, José Luís Cano, Ángel CrespoMarguerite YourcenarHerberto HelderJoaquim Manuel MagalhãesJoão Miguel Fernandes Jorge, entre muitos outros.

As suas obras foram traduzidas em várias línguas e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, dos quais destacamos: o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários (1986), Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (1988), Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989) e Prémio Camões (2001).

Faleceu a 13 de junho de 2005, na cidade do Porto, onde residiu durante mais de metade da sua vida.

 

Foto da autoria de Alfredo Cunha, Porto, 1998.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.