Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Festival Cine’Eco no Museu do Pico

  • Festivais/Festas/Feiras/Festivals
  • Auditório do Museu dos Baleeiros
  • 2023-03-02 até 2023-03-30 às 21:00

O Museu do Pico acolhe nos próximos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de março, pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, o Festival Cine’Eco.

O Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é o único festival de cinema em Portugal, dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. Com extensão a todas as ilhas dos Açores, ao longo de cinco sessões em cada uma delas, serão exibidos os documentários premiados na 28ª edição do Cine'Eco, que decorreu em Seia, em outubro passado.

Na ilha do Pico, todas as sessões terão lugar no Auditório do Museu do Baleeiros, nas Lajes do Pico. A primeira sessão, que terá lugar no dia 2 de março, contará com a presença do realizador do filme Água nas Guelras, Marco Shiavon, exibido no Cine’Eco 2022, na categoria de competição de curtas-metragens em língua portuguesa, onde recebeu uma menção honrosa.

 

PROGRAMAÇÃO - Extensão Ilha do Pico - Museu dos Baleeiros

2 de março, 21 horas

ÁGUA NAS GUELRAS, Marco Schiavon, Portugal, Documentário, 2021, 24’ (Menção Honrosa Curta-Metragem Em Língua Portuguesa)
O SALTO DO CONTRABANDO, Paulo Vinhas Moreira, Portugal, Documentário, 2022, 27’ (Menção Honrosa Panorama Regional)
PROGRAMA ATLANTIS, Gustavo Neves, Portugal, Documentário, 2022, 54’ (Menção Honrosa Série E Reportagem Televisiva)

9 de março, 21 horas

PLASTIC SHOPPER, Pierre Dugowson, França, Documentário, 2022, 4’ (Competição Internacional De Curtas-Metragens – Prémio Educação Ambiental)
TOTAL DISASTER, Keil Orion Troisi e Molly Gore, EUA, França, Documentário, 2022, 12’ (Menção Honrosa Curta-Metragem Internacional)
HABITER LE SEUIL (LIVING ON THE THRESHOLD), Marine Chesnais e Vincent Bruno, França, Documentário, 2021, 29’ (Prémio Da Juventude Curta-Metragem Internacional)
FOOD FRAUD: AN ORGANISED CRIME, Bénédict Delfaut, França, Documentário, 2021, 52’ (Competição De Séries E Reportagens Televisas – Prémio Televisão)

16 de março, 21 horas

ESTRELLAS DEL DESIERTO (DESERT LIGHTS), Katherina Harder Sacre, Chile, Ficção, 2022, 19’ (Competição Internacional De Curtas-Metragens – Prémio Curta-Metragem Internacional; Menção Honrosa Valor Da Água)
ESTRELA - UM TERRITÓRIO EM MUDANÇA, Associação Geopark Estrela, Portugal, Documentário, 2022, 23’ (Prémio Juventude Panorama Regional)
ÁGUAS DE PASTAZA, Inês T. Alves, Portugal, Documentário, 2022, 61’ (Competição De Longas-Metragens Em Língua Portuguesa – Prémio Camacho Costa; Prémio Da Juventude Longa-Metragem Em Língua Portuguesa)

23 de março, 21 horas

LABUTA, Inês Alves e Lara Plácido, Cabo Verde, Documentário, 2022, 21’ (Menção Honrosa Curta-Metragem Em Língua Portuguesa)
UPROOTED, Balint Revesz, Documentário (Prémio Juventude Série E Reportagem Televisiva)

30 de março, 21 horas

GANADO O DESIERTO (LIVESTOCK OR DESERT), Francisco Vaquero Robustillo, Espanha, Documentário, 2022, 84’ (Prémio Da Juventude Longa-Metragem Internacional)

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340
Fax: 292 672276

Ilha: Pico
Concelho: Lajes do Pico


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.