Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conferência | Peles, pergaminhos e cabedais

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2023-01-27 às 18:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a conferência “Peles, pergaminhos e cabedais no património cultural: materiais a conhecer e a preservar”, proferida por Lina Falcão, no dia 27 de janeiro pelas 18h00.

As peles de animais são matérias-primas fundamentais na preparação de um conjunto de materiais muito diversificado que tiveram, e ainda têm, uma grande importância na vida humana: os pergaminhos e os cabedais, designados mais vulgarmente por “couros”.

Estes materiais históricos foram usados e aplicados na produção de objetos muito distintos ao longo dos séculos e hoje são considerados bens culturais; tal é o caso de calçado, vestuário, encadernações, documentos, arreios, selas, revestimento de paredes, de mobiliário diverso e de viaturas hipomóveis.

O que caracteriza e distingue estes materiais produzidos a partir de peles animais? Quais os problemas de conservação mais comuns que apresentam?

Nesta comunicação pretende-se apresentar as características materiais principais associadas aos pergaminhos e cabedais e abordar os desafios mais importantes que se colocam à sua preservação e conservação.

 

Nota Biográfica- Lina Falcão

Licenciada em Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (UL). É doutoranda em Belas-Artes, ramo Ciências da Arte, na Faculdade de Belas-Artes (UL). Fez formação em conservação e restauro de cabedais no Leather Conservation Centre, no Canadian Conservation Institute e no Deutsches LederMuseum. É, desde 1995, conservadora-restauradora independente e desenvolve, desde 2007, estudos de investigação ligados às técnicas de produção de cabedais históricos e decorativos europeus.

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.