Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


MEDEIROS/LUCAS | Temporada Cultural 2022

  • Música/Music
  • RTP-Açores
  • 2022-12-03 às 20:30

A Direção Regional dos Assuntos Culturais em parceria com a RTP Açores promove o concerto MEDEIROS/LUCAS (duo) no próximo dia 3 de dezembro de 2022 às 20:30 na RTP Açores no âmbito do Temporada Cultural 2022.

Carlos Medeiros e Pedro Lucas são dois açorianos separados por 30 anos. Ao longo de 3 discos - Mar Aberto (2015), Terra do Corpo (2016) e Sol de Março (2018) - juntaram uma família de músicos e artistas de outras penas para concretizar a sua forma única de cantar a língua portuguesa. Ao segundo trabalho nasceu a parceria com o escritor João Pedro Porto, que lhes tem ofereceu as palavras que cantaram daí em diante. Em Santa Maria apresentam-se num formato mais despido, sem os músicos que normalmente os acompanham, para interpretar estas canções de forma acústica.

Carlos Medeiros
Carlos Medeiros fez parte de um movimento particular da música açoriana, durante os anos 80 e 90, fazendo parte de grupos como os Toques, Cantinho do Atlântico ou a Balada do Atlântico. Posteriormente foi colaborador do grupo de Coimbra Brigada Victor Jara. O músico terceirense tornou-se uma figura de culto no circuito da música tradicional portuguesa devido sobretudo ao trabalho que editou em nome próprio: o deslumbrante "O Cantar Na M'Incomoda" (1998), produzido por Luís Gil Bettencourt. Mais recentemente colaborou com o projeto de recriação da música tradicional dos Açores, O Experimentar Na M'Incomoda, e é do duo Medeiros/Lucas que editou os discos Mar Aberto (2015) ,Terra do Corpo (2016) e o Sol de Março (2018). Outra expressão do fôlego musical de Carlos Medeiros encontra-se no Trio Fragata, o trio de músicos da ilha Terceira que co-fundou e em que explora linguagens à música electro-acústica improvisada.

Pedro Lucas
Pedro Lucas nasceu na ilha do Faial em 1985 e fez parte de uma geração de jovens músicos portugueses que se envolveram na revitalização da músicatradicional. Lançou dois discos com o projecto "O Experimentar Na M'Incomoda", "Homónimo" (2010) e 2: Sagado e Profano (2012). Em 2014, juntamente com o veterano Carlos Medeiros, deu inicío a Medeiros/Lucas, uma aventura músico-literrária que editou uma trilogia discográfica entre 2015 e 2018 - Mar Aberto, Terra do Corpo e Sol de Março. Os dois últimos fruto de uma colaboração com o escritor açoriano João Pedro Porto (Quetzal). Foi responsável pelo espetáculo de abertura do Festival Silêncio 2017, musicando e adaptando o texto "Os Velhos Também Querem Viver" de Gonçalo M. tavares. Em 2021 lançou o seu primeiro trabalho a solo "In Between", assinando como P.S. Lucas. Ao longo do seu percurso já colaborou com músicos de diferentes quandrantes, entre os quais Zeca Medeiros, Selma Uamusse, Mitó Mendes (A Naifa, Senõritas), Carlão, Tó Trips, Filho da Mãe, Carlos Barreto ou Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa).

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
[email protected]
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.