Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Som das Esferas | Viagem Sonora Meditativa

  • Artes Performativas/Performing Arts
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-11-26

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a atividade “Som das Esferas”, com João da Ilha e Ricardo Ávila, a decorrer no dia 26 de novembro, das 16h00 às 17h00.

Estas sessões de meditação guiada ao som de guitarras acústicas, paisagens vocais e pequenos instrumentos, convidam os participantes a fazerem uma viagem sonora através de ambientes musicais e leitura em voz alta.

A atividade destina-se a crianças a partir dos 6 anos, acompanhadas por um adulto. Os interessados deverão inscrever-se pelo telefone 295 401 000, ou enviar um e-mail para sij.bparlsr@azores.gov.pt .

 

Notas Biográficas

João da Ilha é dono de uma voz cálida e intimista, transpõe para a sua música as raízes e o universo açoriano, cruzando a música tradicional com correntes contemporâneas da música popular, que vão do pop ao jazz passando pela world music, a que o próprio designa por “música do Atlântico”.

Nasceu na ilha Terceira, onde absorveu muitas das influências para a sua música. Desenvolveu posteriormente o seu percurso em Portugal Continental, nomeadamente na região de Setúbal onde se estabeleceu durante quase 20 anos, mantendo sempre a ponte entre as ilhas açorianas e o continente.

Desde a primeira edição discográfica em 2009 até à data, tem três álbuns e dois EP´s editados e em 2013 “Oh Meu Velho!” single do álbum “Amanhecer” estreou na banda sonora da telenovela “Destinos Cruzados” da TVI (vencedora de um Emmy com autoria do argumentista António Barreira), associado à personagem do conceituado ator Ruy de Carvalho.

Em 2019 estabelece-se de novo na sua ilha de origem continuando a divulgar a sua música de inspiração atlântica.

Em 2020 e 2021 apresenta novas canções com um novo álbum “Quatro Estações Num Dia”, inspirado numa vivência plena de açorianidade, passível de ser experimentada em qualquer das nove ilhas do arquipélago.

Ricardo Ávila, 43 anos, natural de Angra do Heroísmo, é licenciado em Educação de Infância pela Universidade dos Açores (2007) e mestre em Teatro pela Universidade de Évora (2012). Coordena a secção infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro desde 2018. Fundou em 2019 um coletivo de artistas a que chamou vumteatro, visando perpetuar o “Dom Roberto”, teatro de marionetas tradicional português.

 

 

 

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.