Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Dia Mundial da Música | Temporada Cultural 2022

  • Música/Music
  • Museu de Angra do Heroísmo - Igreja Nossa Senhora da Guia
  • 2022-10-01 às 21:30

A Direção Regional dos Assuntos Culturais promove o concerto de celebração do Dia Mundial da Música "De Jan Pieterszoon Sweelinck para Johann Sebastian Bach" no próximo dia 1 de outubro de 2022 às 21:30 na Igreja de Nossa Senhora da Guia no âmbito do Temporada Cultural 2022.

Jan Pieterszoon Sweelinck (1562-1621) , Compositor, organista e professor não foi apenas um organista famoso mas teve muito influência no desenvolvimento organístico no Norte de Alemanha onde  os seus alunos foram, entre outros, Scheidt, Scheidemann, Hasse e Praetorius e que encontrou o seu ponto culminante mais tarde em Johann Sebastian Bach. Mattheson descreveu Sweelinck como o “Hamburgische Organistenmacher”, (o criador dos organistas de Hamburgo). Telemann foi o compositor de Hamburgo mais influente, nomeadamente com as suas obras para Música da Câmara e Órgão. Além disso, compôs 40 operas….
A sua “Fantasia Chromatica” é considerada como a mais importante obra para órgão do sec. XVII. Uma manifestação prominente da tendência dos compositores Neerlandês do Sec.XVII para as composições cromáticas para o teclado. Esta peça é baseada num hexachordo descendente.

 

CONTACTOS PROMOTOR:

Palacete Silveira e Paulo
Rua da Conceição
9700-054 Angra do Heroísmo
Terceira . Açores . Portugal

Telefone: (+351) 295 403 000
Fax: (+351) 295 403 001 / 403 071

Correio Eletrónico:
drac.info@azores.gov.pt

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.culturacores.azores.gov.pt/default.aspx


Pesquisa

   
     

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail agenda.cultural@azores.gov.pt ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.