Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Festival Cordas 2022 no Museu do Pico

  • Música/Music
  • Museu do Pico - Museu do Vinho
  • 2022-09-17 até 2022-09-24 às 12:00

Durante o mês de setembro terá lugar, na ilha do Pico, o Festival Cordas 2022, uma iniciativa da associação MiratecArts, com o apoio do Museu do Pico.

Cordas World Music Festival é o festival de artes mais galardoado dos Açores, e um dos festivais mais singulares no mundo pela sua localidade, a ilha do Pico, mas também pelo foco dos seus artistas se dedicarem à arte dos cordofones, assim, apresentando várias culturas através de instrumentos de cordas.

No âmbito da programação do festival, no Museu do Vinho, na Madalena do Pico, com entrada gratuita, realizar-se-ão os seguintes eventos:

 

17 de Setembro

12:00h – Toadas (com César Carvalho no violão e Rafael Carvalho na viola da terra)

Naturais da Ribeira Quente, César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), têm um percurso de mais de duas décadas a valorizar e a promover a música tradicional açoriana e a nossa Viola dos Dois Corações.

Do seu repertório fazem parte modas do Cancioneiro Açoriano, mas, também, do repertório instrumental da Viola da Terra. Para além disso, interpretam originais de Compositores Açorianos, sempre com arranjos muito próprios.

Lançamento do CD, TOADAS, o primeiro trabalho discográfico dos irmãos Carvalho.

 

23 de Setembro

12:00h – Os Novos Flamengos

Adriaan van Olphen (Viola da Terra), Joana van Olphen (Guitarra), e Pieter Adriaans (Guitarra), são Os Novos Flamengos, com sede na ilha de São Jorge. Apresentando músicas de Francisco Lacerda, encontradas no Arquivo Lacerda, em Angra do Heroísmo, agora com arranjos de Pieter Adriaans para viola e guitarra, o trio também adiciona ao seu repertório música tradicional açoriana e composições originais.

 

24 de Setembro

12:00h – Isabel Mesquita

Isabel é natural da Ilha de Santa Maria e sente-se uma cidadã do mundo. Compôs 10 canções que integram o seu primeiro disco, "Ilhéu", com poemas da sua autoria, mas também de Natália Correia, Florbela Espanca, Paulo Ramalho e Daniel Gonçalves. "Ilhéu" é o álbum de estreia da cantora Isabel Mesquita, um trabalho que reúne originais com influências de jazz, bossa nova e música cabo-verdiana, mas também de fado e tango.

CONTACTOS PROMOTOR:

Museu do Pico
Rua dos Baleeiros, 13
9930-143 Lajes do Pico
Telefone: 292 679340

Ilha: Pico
Concelho: Madalena


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.