Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Exposição "Confissões de uma baptizada", de Carla Filipe

  • Exposições/Exhibitions
  • Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
  • 2022-09-24 até 2023-02-26

EXPOSIÇÃO

Confissões de uma baptizada

Carla Filipe

24 set. 2022 – 26 fev. 2023

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura a exposição Confissões de uma baptizada, de Carla Filipe, dia 24 de setembro pelas 17h00.

Entre a história, com personalidades como Alice Moderno, Natália Correia e a Madre Margarida Isabel do Apocalipse que se cruzam com Maria Lamas e Mariana Alcoforado, e a ficção, com Eva e Adão, a artista Carla Filipe constrói uma instalação que ocupará as salas 1 e 2, utilizando o desenho, a bandeira, a impressão e a poesia, numa celebração das mulheres e mordaz crítica ao patriarcado.

A exposição, “Confissões de uma baptizada”, resulta de uma investigação iniciada na residência que a artista efetuou no ano passado no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e que tem, neste território, o seu ponto de partida. Esta exposição antecede a grande retrospetiva que o Museu de Serralves dedicará à artista no início do próximo ano.

Carla Filipe vive e trabalha no Porto.

A sua obra é composta a partir da apropriação de objetos e documentos, ou construída através da relação permeável entre objetos de arte, cultura popular e ativismo. Na sua pesquisa, a artista utiliza materiais e elementos, como bandeiras, cartazes, jornais e artefactos ferroviários. O seu percurso artístico iniciou-se na cidade do Porto em 2001, fazendo parte do fluxo artist run spaces, foi co-fundadora do “Salão Olímpico” e do ” Projecto Apêndice”. Em 2009, ganha a bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para a residência artística na ACME Studios (UK). Desde então tem tido um percurso nacional e internacional mais afirmado.

CONTACTOS PROMOTOR:

Morada:
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
9600 - 516 Ribeira Grande
São Miguel - Açores
Contato:
+351 296 470 130
[email protected]



Ilha: São Miguel
Concelho: Ribeira Grande
Sítio: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.