A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a exibição do filme “A Fajã Onde O Tempo Não Mora” no dia 17 de setembro pelas 21h30.
Este documentário, por Sara Leal, reconhecido em 2022 com o Prémio do Cinema e Audiovisual Ayres d’Aguiar, tem como protagonista a Fajã de Santo Cristo, na ilha de São Jorge. Face à dura vivência deste lugar, que oferece uma ligação singular com a natureza no seu estado mais puro, retrata-se o património natural, material e imaterial da Fajã, realçando o ritmo temporal desta “ilha dentro de uma ilha” ao longo das estações, marcado tanto por residentes como visitantes.
Junte-se a nós neste serão, que contará com a presença da autora do filme.
Nota Biográfica- Sara Leal
Nasceu no Porto, cresceu nos Açores, estudou e trabalhou em Lisboa e em Nova Iorque. Regressou às ilhas, onde tem desenvolvido trabalho sobretudo no cinema. Autora de uma longa-metragem sobre a Fajã de Santo Cristo, “A Fajã Onde o Tempo Não Mora”, reconhecida, em 2022, com o Prémio do Cinema e Audiovisual Ayres d’Aguiar. Co-fundou a Alga Viva Produções, e iniciou uma coleção de filmes sobre autores açorianos, com o filme “J.H. Santos Barros – Fazer Versos Dói”, “Álamo Oliveira – Com Perfume e Com Veneno”. Produziu o encontro Arquipélago de Escritores IV, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.
Foi Sub-editora da revista digital 9 Bairros, do projecto-piloto do Azores 2027.
Faz vídeo-instalação, fotografia, que raramente mostra, e escreve.