Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Documento do Mês | Elevação de Angra a cidade

  • Exposições/Exhibitions
  • Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
  • 2022-08-01 até 2022-08-31

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Documento do Mês” que, de 1 a 31 de agosto, expõe a “Carta da criação da cidade de Angra”.

Na Sala de Consulta do Arquivo, poderá descobrir as circunstâncias que culminaram na redação deste documento, que oficializou a elevação de Angra a cidade. Após a doação da então capitania da ilha Terceira a Jácome de Bruges, em 1450, a distribuição de terras e subsequente povoamento da ilha acabou por dividir a ilha em duas capitanias (Praia e Angra), em 1474. Face a esta dinâmica e o consequente crescimento populacional na ilha, em 1482, Angra e Praia já eram consideradas vilas. Nos primeiros anos do século XVI, verificou-se um desenvolvimento de tal modo significativo na Capitania de Angra, sob a égide dos descendentes de João Vaz Corte Real, que no dia 21 de agosto de 1534, o rei D. João III elevou a vila de Angra à categoria de cidade, a primeira com este título no arquipélago açoriano. Este acontecimento forneceu à cidade um destaque gradual no contexto açoriano, tanto a nível comercial, como político e arquitetónico.

Para saber mais sobre esta história, faça-nos uma visita.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua do Morrão, 42
9700-054 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 401000
Fax: 295 401009

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo
Sítio: http://www.bparah.azores.gov.pt/html/index.html


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais/Direção Regional dos Assuntos Culturais não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.